quinta-feira, 15 de junho de 2023

Uma agenda negativa.

 Progressismo refere-se a um conjunto de doutrinas filosóficas, sociais e econômicas baseado na ideia de que o progresso, entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e comunitário, é vital para o aperfeiçoamento da condição humana. Essa ideia de progresso integra o ideário iluminista e tem, como corolário, a crença de que as sociedades podem passar da barbárie à civilização, mediante o fortalecimento das bases do conhecimento empírico. O progressismo está ligado à ideia de "progresso infinito" mediante transformações da sociedade, da economia e da política. A ideia de progresso, por sua vez, é frequentemente relacionada com o evolucionismo e o positivismo.

O grande avanço da ideia de progresso surge na Europa com o Iluminismo, quando alguns filósofos entenderam que o próprio Homem, ao invés dos deuses, poderiam mudar a sociedade e seu modo de vida. Os iluminados acreditavam que o progresso tinha aplicação universal e que essas ideias se espalhariam da Europa para o mundo inteiro. Segundo este conceito, o progresso teria um posicionamento universal metafísico, aplicável, portanto, a todas as sociedades e não apenas às europeias.

O conservadorismo ou conservantismo é uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização. O primeiro uso estabelecido do termo em um contexto político originou-se com François-René de Chateaubriand em 1818, durante o período de restauração de Bourbon que procurou reverter as políticas da Revolução Francesa. O termo, historicamente associado com a política de direita, desde então tem sido usado para descrever uma ampla gama de pontos de vista: diferentes grupos de conservadores podem escolher diferentes valores tradicionais para preservar.

Há dois tipos de conservadorismo: um, metafísico, e outro, empírico. O primeiro consiste na crença nas coisas sagradas e no desejo de defendê-las da profanação. Na sua manutenção empírica, o conservadorismo é um fenômeno mais especificamente moderno, uma reação às vastas mudanças desencadeadas pela Reforma Protestante e pelo Iluminismo. Por algumas definições, os conservadores procuraram preservar as instituições, incluindo a religião, a monarquia, os direitos de propriedade, e a hierarquia social,  enfatizando a estabilidade e a continuidade. Segundo o site Politize.

O bolsonarismo, contaminou todo o espectro político de centro direita no Brasil. Conforme eu sempre digo : Não sou formado em Ciencias Políticas. Longe disso. Minha unica formação academica, é a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).

Não acho que a crise economica tenha prejudicado a reeleição do ex presidente Jair Bolsonaro (PL) . O crescimento do nível de atividade global esperado para 2023 continua menor do que o observado em 2022, mas as expectativas de crescimento de importantes parceiros comerciais do Brasil melhoraram. A inflação vem caindo, mas ainda é bastante elevada, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Os juros de política monetária continuaram sendo elevados pelos bancos centrais, e essa política não foi afetada pelas crises bancárias recentes. Os preços das commodities continuaram caindo, contudo seguem ainda significativamente acima dos níveis pré-pandemia. Os indicadores de pressão nas cadeias produtivas globais indicam volta à normalidade. O mercado de trabalho nos Estados Unidos e na Europa continua resistente. Fato relevante é a reabertura da economia da China, que abandonou sua política de covid zero, que levava a frequentes lockdowns. Segundo os autores  Estêvão Kopschitz Xavier Bastos e Andreza A. Palma no site do IPEA ( Instituto de Pesquida de Economia Aplicada) em 04 de Maio de 2023.

A inflação foi um problema global durante a Pandemia da Covid 19. A inflação da alimentos, foi agravada devido a guerra entre Russia e Ucrania.

Contudo. A defesa enfática das mortes de brasileiros (as) durante a pandemia da Covid 19, produziu uma agenda muito negativa contra o ex presidente Jair Bolsonaro (PL).

O mesmo Jair Bolsonaro (PL), que se posiciona contra o aborto, foi o mesmo Jair Bolsonaro (PL), que fez defesa enfática das mortes de brasileiros (as) durante o ague da pandemia da Covid 19.

Uma outra agenda negativa, foi os frequentes atentados do ex presidente contra as urnas eletronicas em 2022. Eis outra grande contradição do ex presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nos seus frequentes ataques contra o Estado Democrático de Direito, Jair Bolsonaro (PL), sempre se declarou favoravel aos metodos de tortnura e assassinato praticados durante a ditadura militar brasileira (1964-1985).

A defesa do coronel e torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, que foi foi um coronel da ativa do Exército Brasileiro, ex-chefe dos centros de tortura e assassinato de pessoas que se opunham à ditadura militar, o DOI-CODI do II Exército, um dos órgãos atuantes na repressão política, durante o período da ditadura militar no Brasil, é algo que não condiz em nada com a "defesa das liberdades individuais".

A defesa dos assassinatos ocorridos na ditadura militar brasileira (1964-1985), assim como a defesa enfática das mortes de brasileiros (a) durante a pandemia da Covid 19, geraram uma agenda muito negativa contra Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Os eleitores que rejeitaram o ex presidente. Simplesmente lhe cobraram sua necropolítica durante o gerenciamento da Pandemia da Covid 19.

Confira a noticia na Revista Carta Capitalhttps://www.cartacapital.com.br/politica/ciro-nogueira-chama-zambelli-de-louca-e-culpa-deputada-pela-derrota-de-bolsonaro/

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Brasil Paralelo 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário