A política de extrema-direita, também referida como extrema-direita ou extremismo de direita, é a política mais à direita do espectro político de esquerda-direita do que a direita padrão, particularmente em termos de ideologias e tendências ultraconservadoras autoritárias, nacionalistas extremas, anticomunistas e nativistas.
Historicamente utilizada para descrever as experiências do fascismo e do nazifascismo, hoje a política de extrema-direita inclui o neofascismo, o neonazismo, a Terceira Posição, a direita alternativa, a supremacia branca, o nacionalismo branco e outras ideologias ou organizações que apresentam aspectos de visões ultranacionalistas, chauvinistas, xenófobas, teocráticas, racistas, homofóbicas, transfóbicas, ou reacionárias.
A extrema direita, se origina na classe média, quando esta não ve perspectiva de crescimento economico. A classe média, que já foi marginalizada, precisa culpar a globalização pela perda de status social. Preferindo assim que seu país se feche para o resto do mundo.
Na Europa, tivemos uma ascensão da extrema direita, que teve adesão da classe média. Em paises como França, Alemanha e Holanda, a extrema direita se tornou muito forte, conquistando parcelas do eleitorado.
Na Europa, a extrema direita apresenta um discurso nacionalista bastante forte, aboninam a participação dos países na União Européia e defendem o acirramento das fronteiras. Pois os militantes de extrema direita, enxergam nos estrangeiros, uma ameaça ao seu estilo de vida.
Quando nós vemos posicionamentos políticos são extremistas, tanto á esquerda, quanto á direita, há tendências de que se construam governos autoritários , sangrentos e ditatoriais. É por essa razão que existe um temor em relação ao crescimento da extrema direita, pois é comum que tenham aversão total aos direitos humanos e que vomitem preconceitos e ideias de superioridade de alguns grupos de pessoas de determinadas etnias em relação as demais, como nos casos de xenofobia e racismo, por exemplo.
Sou muito solidário ao povo argentino. A Argentina, vive um hiper inflação de 116%. Contudo. A negação da classe política. Não me pareçe uma solução.
A ascensão de um candidato de extrema direita, é algo preocupante no cenário politico da Argentina. O extremismo político. É algo que somente leva um país a rúina absoluta.
No Brasil. Um então presidente de extrema direita, praticamente desastabilizou toda a América do Sul.
A ascensão de uma extrema direita populista. É algo preocupante na Argentina.
Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Democracia é o regime político no qual a soberania é exercida pelo povo. Os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado, para organizar a sociedade.
A Ditadura, é um regime autoritário, aonde um goverante impões as suas decisões por intermédio da força . A ditadura é um regime aonde os anseios das pessoas são ignorados pelos governantes, para que os mesmos possam impor suas vontades por meio da violencia.
Na democracia, todas as decisões políticas devem estar em conformidade com os anseios da população . Atualmente, a maioria dos países possui modelos de democracia representativa. Neles, os cidadãos elegem seus representantes por meio do voto.
Uma democracia admite diferentes sistemas politicos. No sistema presidencialista, o presidente é o maior representante da soberania popular. No sistema parlamentarista, o presidente é o chefe de Estado, mas o primeiro-ministro que toma as principais decisões políticas.
Um sistema politico democrático, protege as liberdades humanas, o livre direito de escolha, os direitos individuais e os direitos dos grupos minoritários em uma sociedade.
O principal fundamento da democracia. É justamente o respeito pleno aos direitos humanos, como a liberdade de expressão, liberdade de religião, a proteção legal e os plenos direitos a participação igualitária na vida economica, vida política e vida cultural da sociedade.
As principais diferenças entre democracias e ditaduras são.
Modelo de eleições : Em uma democracia, as eleições são diretas, as pessoas escolhem seus representantes livremente. Em uma ditadura, as eleições são indiretas, no qual os governantes são escolhidos em colégios eleitorais.
Modelo de Estado; Em uma democracia, o Estado é algo democrático e de respeito as liberdades individuais. Em uma ditadura. O Estado é autoritário, e muitas vezes sanguinário.
Divisão de Poderes; Em Estados Democráticos, existe uma divisão iguailtária de poderes. Em Estados Democráticos. Os poderes executivo, legislativo e judiciário, funcionam de forema independente. Em Estado Ditatoriais. Os Poderes são concentrados nas mãos de apenas um unico governante. Ou os poderes são concentrados nas mãos de um unico espéctro político.
Proteção de Direitos. Em Estados Democráticos, todos os direitos humanos são protegidos pelo respectivos governantes. Em Estados Ditatoriais, os direitos humanos são violados frequentemente pela autoridade governamental.
Manfiestações Populares. Em Estados Democráticos, as manifestações populares, são absolutamente comuns, tendo em vista a liberdade de expressão. Em Estados Ditatoriais, as manifestações populares são reprimidas com violencia pela autoridade governamental. Principalmente, se as manifestações populares são contrárias ao pensamento do governante que exerçe o poder.
A democracia é o melhor regime de governo. Crises economicas. Não podem ser pretextos para que os países elegam governantes antidemocráticos.
Como vimos no Brasil nos ultimos 04 anos. A extrema direita. Na sua essencia. É um espéctro político autoritário e truculento.
Como vimos no Brasil. Um presidente de extrema direita. Enfiou centas de mortos goela abaixo durante a pandemia da covid 19.
Como vimos no Brasil. Os extremistas políticos. Conseguem apenas levar os países governados por eles, a rúina economica e social.
Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globohhttps://g1.globo.com/mundo/
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário