domingo, 22 de outubro de 2023

Quando a medicina deve decidir.

 Uma pandemia (do grego πανδήμιος «de todo o povo») é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, todo o planeta Terra.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pandemia pode começar quando se reúnem estas três condições:

O aparecimento de uma nova doença na população;

O agente infecta humanos, causando uma doença séria;

O agente espalha-se fácil e sustentavelmente entre humano

Uma doença ou condição, não pode ser considerada uma pandemia somente por estar difundida ou matar um grande número de pessoas; deve também ser infecciosa. Por exemplo, câncer é responsável por um número grande de mortes, mas não é considerada uma pandemia porque a doença não é contagiosa (embora certas causas de alguns tipos de câncer possam ser). De acordo com o meu irmão Bruno de Oliveira Ribeiro, que é médico.

Segundo dados oficiais no Portal oficial do Ministério da Saúde,  estes os dados da Covid 19 no Brasil; Até este domingo, 8.695 casos notificados, com 37.858.614 casos acumulados e 726,79 casos de incidencia da Covid 19 no Brasil.

Ainda segundo dados oficiais no Portal Oficial do Ministério da Saúde, temos 134 óbitos notificados, 706.276 óbitos acumulados e uma taxa de mortalidade de 5,91.

A necropolítica, é uma política governamnetal, em que as ações, ou eventuais omissões de um governante, tem por objetivo, (gerando condições de risco para alguns grupos ou setores da sociedade, em contextos de desigualdade, em zonas de exclusão e violência, em condições de vida precárias, por exemplo), decidir quem deve viver ou morrer dentro do país governado por este.

A necropolítica, á capacidade governamental, para estabelecer políticas pública, em que a submissão da vida pela morte, esteja legitimada pelas ações de políticas pública, e também pelos poderes políticos do Chefe de Estado.

O então presidente Jair Bolsonaro, tentou impor a necropolítica, como política governamental implantada pelo Chefe de Estado no Brasil. Na sua mentalidade antidemocrática, o então presidente Jair Bolsonaro, alegava que a Presidencia de República, lhe conefria plenos poderes para implantar a necropolítica no Brasil.

O Ministério da Saúde, deve ser gerido por médicos especializados, o Ministério da Saúde, deve estar fora das negociações políticas. As futuras pandemias, caso voltem á aconteçer, devem ser conduzidas de acordo com a mediçina e com a ciencçia.

A medicina  e a ciençia, devem decidir os rumos das futuras pandemias, caso voltem á aconteçer no Brasil. 

Pandemias, devem ser tratadas por médicos e cientistas E não por mandatários, que simplesmente alegam terem o poder pára implantar a necropolítica, por meio do negacionismo científico.

Caso do ex presidente Jair Bolsonaro.

Confira a noticia do Jornal Estado de São Paulo, no UOLhttps://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2023/10/22/covid-19-pesquisa-mostra-aumento-de-84-dos-casos-suspeitos-em-hospitais-privados-de-sao-paulo.htm

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Jornal BBC News.




 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário