A impopularidade é falta de condições para que um governante possa governar. A impopularidade dificulta as condições para que um governante possa implantar qualquer politica de estado em um determinado país.
A impopularidade dificulta as ações de um governante, para que o mesmo possa se manter no controle e no pleno comando do parlamento nacional em qualquer país no mundo.
A impopularidade faz com que um governante não tenha as reais condições de expandir sua base eleitoral no campo político em qualquer país no mundo.
No campo governamental, a impopularidade impede com que determinado governante possa expandir sua base eleitoral. A impopularidade no campo político, pode acarretar seguidos votos de protestos em qualquer país no mundo.
O governos dos Estados Unidos, é compostos por três esferas de poder.
Legislativo: Congresso bicameral, composto pelo Senado e pela Câmara dos Representantes, faz a lei federal, declara guerras, aprova tratados e tem o poder de impeachment, pelo qual pode remover membros efetivos do governo;
Executivo: o Presidente é o comandante-em-chefe das forças armadas, pode vetar projetos de lei antes de se tornar lei e nomeia os membros do Conselho de Ministros (sujeito à aprovação do Senado) e outros poderes, que administram e fazem cumprir as leis e políticas federais;
Judiciário: A Suprema Corte e tribunais inferiores, cujos juízes são nomeados pelo presidente com a aprovação do Senado, interpretam as leis e derrubam aquelas que são inconstitucionais.
Os principais presidentes dos Estados Unidos foram.
Republicanos: Abraham Lincoln (1861-65), Ulysses Grant (1869-77), Theodore Roosevelt (1901-09), Dwight Eisenhower (1953-61), Richard Nixon (1969-74), Ronald Reagan (1981-89), George W. Bush (2001 - 2009) e Donald Trump (2017-2021)
Democratas: Andrew Jackson (1829-37), Woodrow Wilson (1913-21), Franklin Delano Roosevelt (1933-45), Harry Truman (1945-53), John F Kennedy (1961-63), Lyndon Johnson (1963-69), Bill Clinton (1993-2001), Barack Obama (2009 - 2017) e o atual presidente Joe Biden (2020). Segundos veículos de imprensa no Brasil.
Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, o sistema de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. É a capacidade política de decidir, possibilitando a realização de políticas públicas. Assim, governabilidade também diz respeito à eficiência do governo de implementar suas políticas através de articulação entre partidos que formam maioria na base aliada. Envolve o atendimento ou troca de interesses políticos, de forma que o Executivo consiga apoio parlamentar na aprovação de projetos legislativos, dando em contraprestação, nesse jogo de poder, ministérios e cargos para seus aliados.
Governabilidade é a capacidade política do Estado;
Governança é a capacidade da administração em executar as políticas públicas.
Um governante sem governabilidade, tem seu mandato inviabilizado, uma vez que o mandatário fica impedido de aprovar suas propostas de governo. O resultado da falta de governabilidade, é a ausência da governança, pois o mandatário se torna incapaz de administrar a economia do país, e também incapaz de atender os anseios da sociedade.
A governabilidade de um mandatário, tem sentido na legitimidade. Na legitimidade, a governança do mandatário é ampla, pois o mesmo adquire competência técnica para atender os anseios mais direitos dos seus respectivos governados. De acordo com o sociólogo, mestre e doutor César Portantiolo Maia, durante a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado.
Ao que se enxerga racionalmente. O presidente Joe Biden, é um elefante branco na Casa Branca nos Estados Unidos.
Completamente perdido. Principalmente na politica externa. O atual mandatários norte americano. Simplesmente não tem governabilidade, tão pouco governança.
Algo que Donald Trump. Também não tinha na Casa Branca dos Estados Unidos.
Mesmo a ala pragmática do Partido Democrata. Percebe a inabilidade politica de Joe Biden.
O que o torna um pato manco na Presidência da maior economia do mundo.
Confira a noticia no site Poder 360https://www.poder360.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário