quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Um centro que não exite mais na politica brasileira.

 Caro (a ). Veja o texto da Constituição Federal do Brasil, no site oficial do Senado Federal, no link á seguirhttps://normas.leg.br/?urn=urn:lex:br:federal:constituicao:1988-10-05;1988

O centrismo na política, dentro do conceito da existência de uma esquerda e direita, é a posição de quem se encontra no centro do espectro ideológico. Para alguns, há apenas duas posições políticas: a de esquerda e a de direita. Porém, além dessa dicotomia há a visão centrista, que é utilizada pelos moderados. Vertentes do liberalismo se encaixam no centro uma vez que defendem pontos de vista considerados de esquerda por quem é da direita tradicional e por defenderem pontos de vistas considerados de direita pela esquerda tradicional.

Um partido político ou indivíduo ideologicamente centrista não defende nem capitalismo nem socialismo absolutos, mas vê a necessidade de conciliar capitalismo com atenção a carências sociais numa democracia, podendo ser mais culturalmente liberal. Na visão da política de centro, não deve haver extremismos ou intransigências na sociedade. Os seus principais valores são: oposição ao radicalismo sustentado pelo equilíbrio que cria a tolerância que defende a coexistência pacífica. Entretanto, há partidos e políticos que se descrevem ou são descritos como "centristas" por serem sincréticos ou, de fato, fisiologistas.

A social-democracia é uma ideologia política que apoia intervenções econômicas e sociais do Estado para promover justiça social dentro de um sistema capitalista, e uma política envolvendo Estado de bem-estar social, sindicatos e regulação econômica, assim promovendo uma distribuição de renda mais igualitária e um compromisso para com a democracia representativa. É uma ideologia política originalmente de centro-esquerda, surgida no fim do século XIX dentre os partidários de Ferdinand Lassalle, que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista deveria ocorrer sem uma revolução, mas sim, em oposição à ortodoxia marxista, por meio de uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário. De acordo com o sociólogo, mestre e doutor César Portantiolo Maia, no quatro semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcantara Machado  (Fiaam Faam ). 

Sim leitor (a ). Tivemos notórios sociais democratas do centro. Como o ex presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex governador Mario Cóvas  ( PSDB), e também o atual vice Presidente da República Gerando Alckmin  ( PSB).

Hoje. Após as falcatruas de MDB E PSDB, os centristas perderem seu discurso de ética na política. Assim como perderam a Social Democracia da Constituição Federal do Brasil.

Uma pena.

Confira a noticia no UOLhttps://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/11/08/ricardo-nunes-sp-obras-sem-licitacao-enchentes.htm

E assim caminha a humanidade.

Imagem; Livraria do Senado. Senado Federal. 


 

 
 



 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário