A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de comunicação desenvolvidos para as organizações, sendo inerente às atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês publicity não tem a ver com publicidade, mas com assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.
No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em jornalismo e relações públicas.Em alguns países, a função não é exatamente de um jornalista, mas pode ser feita também por relações públicas e pessoas com formação em comunicação.
Funções da assessoria de imprensa
Estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada.[4]
Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter – e, em alguns casos, recuperar – uma boa imagem junto à opinião pública.
Apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes aos interesses do assessorado no contexto midiático local, nacional e internacional.
Implementar a cultura de comunicação de massa nos aspectos interno e externo relativamente ao assessorado por meio de condutas pró-ativas junto à estrutura midiática.
Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.
Finalmente, mensurar o trabalho, mostrando relatórios consistentes (de preferência usando um indicador-chave de desempenho) aos assessorados com os resultados conquistados.
Uma das principais funções do assessor de imprensa é aproximar, dos meios de comunicação, a realidade das empresas, suas notícias e principalmente informações de interesse público. É impossível para os meios de comunicação ficar sabendo de tudo o que ocorre em entidades privadas e organismos governamentais sem a ajuda de um assessor de imprensa. Contudo, os assessorados também precisam entender que não são todas as notícias internas da empresa que realmente interessam à imprensa. De acordo com a jornalista, mestra e douotora Nadini de Almeida Lopes, no oitavo e ultimo semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado Fiaam Faaam.
Os jornalistas dos grandes meios de comunicação. São exeções das exceções. A realidade da grande maioria dos formados no curso sueprior em Jornalismo. Não é necessariamente o glamour dos grandes veiculos de imprensa.
Os comunicadores famosos. Da grande imprensa hegemonica. Representam as exceções das execções. E não necessariamente a realidade da grande maioria dos estudantes formados no curso superior em Jornalismo.
Sendo assim. A demanda da FENAJ. Tem sim total procedençia.
Confira a noticia na FENAJhttps://fenaj.org.br/campanha-
Nenhum comentário:
Postar um comentário