quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Algo necessário no Brasil.

 A assessoria de imprensa é um dos instrumentos de comunicação desenvolvidos para as organizações, sendo inerente às atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês publicity não tem a ver com publicidade, mas com assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público e a imprensa.

No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em jornalismo e relações públicas.Em alguns países, a função não é exatamente de um jornalista, mas pode ser feita também por relações públicas e pessoas com formação em comunicação.

Funções da assessoria de imprensa

Estabelecer relações sólidas e confiáveis com os meios de comunicação e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informação respeitada e requisitada.[4]

Criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcançar e manter – e, em alguns casos, recuperar – uma boa imagem junto à opinião pública.

Apresentar, firmar e consolidar as informações pertinentes aos interesses do assessorado no contexto midiático local, nacional e internacional.

Implementar a cultura de comunicação de massa nos aspectos interno e externo relativamente ao assessorado por meio de condutas pró-ativas junto à estrutura midiática.

Capacitar o assessorado e outras fontes de informação institucionais a entender e lidar com a imprensa.

Finalmente, mensurar o trabalho, mostrando relatórios consistentes (de preferência usando um indicador-chave de desempenho) aos assessorados com os resultados conquistados.

Uma das principais funções do assessor de imprensa é aproximar, dos meios de comunicação, a realidade das empresas, suas notícias e principalmente informações de interesse público. É impossível para os meios de comunicação ficar sabendo de tudo o que ocorre em entidades privadas e organismos governamentais sem a ajuda de um assessor de imprensa. Contudo, os assessorados também precisam entender que não são todas as notícias internas da empresa que realmente interessam à imprensa.  De acordo com a jornalista, mestra e douotora Nadini de Almeida Lopes, no oitavo e ultimo semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado Fiaam Faaam.

Os jornalistas dos grandes meios de comunicação. São exeções das exceções. A realidade da grande maioria dos formados no curso sueprior em Jornalismo. Não é necessariamente o glamour dos grandes veiculos de imprensa.

Os comunicadores famosos. Da grande imprensa hegemonica. Representam as exceções das execções. E não necessariamente a realidade da grande maioria dos estudantes formados no curso superior em Jornalismo.

Sendo assim. A demanda da FENAJ. Tem sim total procedençia. 

Confira a noticia na FENAJhttps://fenaj.org.br/campanha-assessor-de-imprensa-e-jornalista-reforca-luta-pelos-direitos-dos-profissionais-do-segmento/

E assim caminha a humanidade.

magem : Site Portal Imprensa .




 





 


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