Tirania á crueldade, opressão e abuso de poder. Na politica, o pode de um tirano poder ser comparado poder ser comparado ao absolutismo, despotismo ou ditadura.
O governo tirânico pode acontecer por meio de um golpe de estado, de uma revolução ou por uma eleição democrática. O governo tirânico, tem seu lado negativo, quando começa a haver restrições a liberdade de expressão, perseguição aos opositores e outros meios de abuso na tentativa de se manter no poder.
Alguns tiranos gregos ateriam supostamente atuado de forma positiva e contribuíram para o progresso de algumas cidades. A evolução da conotação negativa do termo deu-se devido aos tiranos que abusaram do poder
A ditadura é um regime de governo, no qual todos os poderes do Estado, estão concentrados na mão de um único governante, um grupo ou um partido. Um ditador não admite oposição aos seus atos e suas ideias, tendo nas mãos, o total poder de decisão.
A ditadura é um regime antidemocrático, no qual não existe qualquer participação da população. Nos regimes democráticos, os poderes do Estado, são compartilhados entre o poder executivo, o poder legislativo e o poder judiciário.
Já em uma ditadura, não existe a separação e a divisão entre os poderes. Em uma ditadura, todos os poderes no Estado, ficam concentrados em apenas uma distancia. Na ditadura, todas as regras vigentes no Estado, ficam nas mãos de apenas uma única pessoa. Normalmente, a ditadura é implementada através de um Golpe de Estado.
Em uma democracia , os governantes são eleitos pelo voto periódico e secreto. Em uma ditadura, os governantes são eleitos de forma indireta, nos quais os governantes são escolhidos por meio de um colégio eleitoral.
Nicolas Maduro, é sim um tirano. Nicolas Maduro, é sim um ditador. Graças á uma governo ditatorial, a Venezuela vive uma seríssima crise humanitária.
Os governos da América do Sul, não podem fechar os olhos á essa questão.
Confira a noticia da BBC News no Portal G1 da Rede Globohttps://www.bbc.com/
Imagem : Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário