quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Uma certa questão.

 A Selic ou Taxa Selic, é a taxa básica de juros da economia. A cada 45 diais, a Taxa Selic, vira noticia no Brasil, seja por aumentar ou diminuir, ou sem mantendo estável, após a reunião do Copom( Comitê de Política Monetária do Banco Central).

A Taxa Selic, é taxa básica de juros da economia brasileira. A Taxa Selic, influencia todas as demais taxas de juros no Brasil, como as cobranças de empréstimos, as cobranças de financiamentos e até o retorno em aplicações financeiras por meio de poupanças bancárias.

A Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.

A Taxa Selic, está ligada os juros dos títulos públicos, oferecidos pelo governos nestes sistemas econômicos.

A Taxa Selic é decidida e aplicada no Brasil, por meio do Copom( Comitê de Política Monetária do Banco Central) . O Copom, se reúne a cada 45 dias, para definir se a Taxa Selic, aumenta, diminui ou se mantem estável.

A Taxa Selic decidida pelo Copom, em 22 de Março de 2023, é de 13,75% ao ano. A atual Taxa Selic no Brasil, foi decidida pelo Copom, em 22 de Março de 2023.

A Taxa Selic, ou Taxa Basca de Juros, consiste na necessidade do governo ter dinheiro em caixa para fazer investimento econômicos, e também na necessidade do governo ter dinheiro em caixa para honrar suas diívidas obrigatórias por lei constitucional.

Embora a principal forma de arrecadação, seja por meio da aplicação de impostos, previstas na Constituição Federal do Brasil de 1988, a outra forma de arrecadação do governo, se dá por meio de empréstimos, como por meio dos títulos do Tesouro Nacional.

Os títulos do Tesouro Nacional, são certificados de divida emitidos e vendidos pelo governo, por meio do Sistema de Especial de Liquidação e Custódia ( A Taxa Selic).

As pessoas que compram estes títulos, ganha o pleno direito, de em determinada data, receber o valor de volta, com total acréscimos de juros sobre o valor destes títulos.

A Taxa Selic ( Taxa Básica de Juros), é praticada quando uma instituição financeira empresa determinada quantia em dinheiro para uma outra instituição. 

Para reaver o valor do empréstimo, a instituição financeira que emprestou o dinheiro, utiliza como garantia, os títulos públicos adquiridos no Banco Central.

A Taxa Selic ( Taxa Básica de Juros na Economia), tem por meta, trazer a inflação do Brasil para o centro da meta. As mudanças decidas pelo Banco Central sobre as aplicações da Taxa Básica de Juros, poderá resultar em tese, em uma queda ou alta de inflação vigente no país.

O aumento da Taxa Selic ( Taxa Básica de Juros na Economia), tem por objetivo, a desaceleração econômica, impedindo que a inflação em tese, fique fora de controle.

Normalmente, o Banco Central decide aumentar a Taxa Selic ( Taxa Básica de Juros na Economia), quando a autoridade monetária, detecta o aumento da inflação de demanda no país.

Mercado financeiro é o espaço onde ocorrem negociação de títulos, moedas, ações, derivativos e mercadorias. Um mercado financeiro pode ser geral ou então especializado. Cada país possui seu próprio mercado. No entanto, as negociações não são restritas e há intensa participação externa.

O Mercado finançeiro, é um ambiente cujo ativos financeiros são comprados ou vendidos por pessoas físicas ou instituições públicas e privadas. Como exemplo, podemos citar a emissão de títulos, compra de ações, mercadorias, assim como a negociação de moedas estrangeiras, empréstimos bancários, dentre tantas outras operações que veremos adiante.

Tal mercado. Tem sim. Um papel na economia . Ele possibilita a transferência de recursos de pessoas superavitárias (aquelas que têm recursos em excesso) para pessoas deficitárias (que precisam de dinheiro). Além disso, esses fluxos de capitais, operados no mercado financeiro, também permitem o desenvolvimento das empresas e das regiões em que estão localizadas.

A desigualdade social é um problema que surge quando há diferenças nas condições de vida das pessoas de uma mesma sociedade. Essas diferenças podem estar presentes em qualquer país do mundo e costumam ser causadas pela má distribuição de renda e pela falta de investimento em áreas importantes, como educação e saúde.

Isso faz com que a maior parte da população dependa de uma pequena minoria que controla os recursos, gerando desigualdades. Além disso, a desigualdade também pode ser influenciada por questões culturais.

Essas diferenças criam uma divisão, onde um grupo pode ser visto como superior ao outro, ao mesmo tempo em que marginaliza os indivíduos que não possuem os mesmos privilégios.

Nas sociedades capitalistas, a desigualdade social é principalmente econômica. Quando a diferença de renda entre as pessoas é muito grande, isso pode afetar o desenvolvimento de uma região ou de um país.

O Mercado tem que ter a necessária sensibilidade social. A pandemia de Covid 19. Deixou cicatrizes sociais muito profundas. Os cortes de gastos. Não podem ser colocados no lombo dos mais pobres.


Confira a noticia no UOLhttps://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/11/07/credibilidade-agencias-de-risco.htm

E assim caminha a humanidade.


Imagem ; Site Brasil de Fato. 





 

 


 





 


 


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário