Política é a atividade desempenhada pelo cidadão quando exerce seus direitos em assuntos públicos através da sua opinião e do seu voto.
A política busca um consenso para a convivência pacífica em sociedade .E a politica é necessária porque vivemos em sociedade e porque nem todos os seus membros pensam igual.
A política exercida dentro de um mesmo Estado chama-se política interna e entre Estados diferentes, se denomina política externa.
As políticas públicas podem soar como uma redundância, pois o governo seria o principal responsável pela condução política da sociedade.
A política social pretende ser uma reestruturação da sociedade a fim de distribuir riquezas de maneira mais igualitária.
A política fiscal será o conjunto de medidas que o governo fará para garantir o equilíbrio das contas de um Estado.
A política monetária consiste no controle da inflação, da taxa de juros e da quantidade de dinheiro que circula num país.
O Centro busca conciliar visões de igualdade, uma bandeira mais à esquerda, com preocupações como liberdade individual. O centro busca a conciliação entre visões pró-mercado e crescimento econômico com justiça social.
Não se deve confundir o centro com oportunismo. Não se deve confundir o centro com ser em cima do muro. Não se deve confundir o centro com " centrão" que temos no Brasil.
A Direita defende o Estado Mínimo. Na visão da Direita, o Estado deve se limitar a garantia da ordem p0ública . A Direita acredita que o mercado deve coordenar a vida em sociedade.
A Direita. Especialmente a direita liberal, defende uma educação profissionalizante, voltada as profissões que possam ser uteis a economia. A Direita defende a educação privada. Na qual o governo deve pagar volcares para garantir a educação dos mais pobres. Que seria garantida por meios privados.
Na visão da Direita. O crescimento econômico somente será alcançado com a livre atuação do mercado financeiro. Mercado que deve funcionar sem a interferência do Estado.
A Direita foca no controle inflacionário á qualquer custo. E também foca na ideia de que as empresas privadas sejam não tenham regulação por parta do Estado. A Direita acredita na livre atuação das empresas privadas e do mercado. Com flexibilizações na legislação ambiental. E também flexibilizações nas leis trabalhistas.
A Direita defende o conservadorismo nos gastos públicos. Mas tem uma leve tendência na simpatia com gastos mais robustos com os militares.
A Direita mais liberal prega o investimento privado na Saúde.
A Esquerda foca na distribuição igualitária de renda por parte do Estado. A Esquerda crê que o estado deve atuar para combater as desiguales sociais.
A esquerda acredita em uma educação emancipada. Que foque no ambiente cultural e familiar que os alunos vivem. A esquerda crê que a educação deva ser voltada em termos de cidadania e valores. O conservadorismo. também prega uma educação voltada para os valores da " família tradicional".
A esquerda defende o investimento da educação pública.
Acreditando na equidade social. A esquerda prega quo mercado deva sofrer intervenções por parte do Estado. A esquerda foca na redução e no combate ao desemprego. A esquerda mais moderna . Tem uma tendência a favorecer o empreendedorismo individual. A esquerda mais moderna. Tem uma tendência a criar um ambiente muito favorável de negócio nos países que g governa.
Exemplos disso. Se deram no Uruguai e nos países escandinavos. Aonde uma esquerda moderna teve muito talento em garantir o pleno ambiente econômico para fazer a negócios no país.
A esquerda pode aceitar eventuais déficits fiscais. Para que se faça investimento em Saúde, Educação, Moradia e demais politicas sociais.
A esquerda acredita em uma saúde gratuita e universal para todos. Como o SUS. Segundo o Sociólogo, Mestre e Doutor César Portantiolo Maia. No quarto período da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
O bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente. A crise do petismo durante o governo Dilma Rousseff, precipitada e acelerada pela crise político-econômica de 2014, fortaleceu a ideologia bolsonarista e a nova direita brasileira, que se inserem no contexto da ascensão do populismo da Nova Direita em nível internacional.
O bolsonarismo foi a ideologia predominante do governo Bolsonaro e é associado à retórica de defesa da família, do patriotismo, do conservadorismo, do autoritarismo, de elementos neofascistas, do anticomunismo, do negacionismo científico, do porte de armas, da rejeição aos direitos humanos e da aversão à esquerda política, bem como pelo culto à figura de Bolsonaro, frequentemente chamado de "mito" O escritor Olavo de Carvalho é frequentemente citado como tendo sido o guru da ideologia bolsonarista.
O bolsonarismo tem atraído diversos seguidores e fanáticos, que, em nome de Jair Bolsonaro ou com base em suas ideias, realizaram diversos ataques extremistas e/ou atos terroristas como os ataques de 8 de janeiro em Brasília e o atentado em Brasília em 2024
O autoritarismo é uma característica marcante do fenômeno bolsonarista. O autoritarismo no Brasil não é novo. De fato, conforme um estudo acadêmico sobre o lado autoritarista do bolsonarismo. Segundo cientistas políticos. Nos veiculos de imprensa no Brasil.
A abolição violenta do Estado Democrático de Direito é um crime no Brasil, previsto no artigo 359-L do Código Penal. A pena para quem tentar abolir o Estado Democrático de Direito é de reclusão de 4 a 8 anos, além da pena correspondente à violência. Segundo as fontes aqui citadas.
O Bolsonarismo. É antidemocrático. E a noticia comprova isso.
Confira a noticia na Folha de São Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário