terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Lideres que não combinam com a politica.

Trumpismo é um termo para as ideologias políticas, emoções sociais, estilo de governança, movimento político[1] e conjunto de mecanismos para adquirir e manter o controle do poder associado a Donald Trump e sua base política. Trumpistas, trumpminion  e trumpiano[6] são termos usados para se referir aos que exibem características do trumpismo, enquanto os apoiadores políticos de Trump são conhecidos como Trumpers.

O trumpismo começou seu desenvolvimento predominantemente durante a campanha presidencial de Donald Trump em 2016. Para muitos estudiosos, denota um método político populista que sugere respostas nacionalistas para problemas políticos, econômicos e sociais. Essas inclinações são refratadas em preferências de política como restricionismo de imigração, protecionismo comercial, isolacionismo e oposição à reforma de direitos.[49] Como método político, o populismo não é movido por nenhuma ideologia particular.[50] O ex-Conselheiro de Segurança Nacional e conselheiro próximo de Trump, John Bolton, afirma que isso é verdade em relação a Trump, contestando que o trumpismo existe em qualquer sentido filosófico significativo, acrescentando que "[o] homem não tem uma filosofia. E as pessoas podem tentar traçar limites entre os pontos de suas decisões. Eles vão falhar.

Escrevendo para o Routledge Handbook of Global Populism (2019), Olivier Jutel afirma: "O que Donald Trump revela é que as várias iterações do populismo americano de direita têm menos a ver com um conservadorismo social programático ou economia libertária do que com prazer."[52] Referindo-se ao populismo de Trump, o sociólogo Michael Kimmel afirma que "não é uma teoria [ou] uma ideologia, é uma emoção. E a emoção é a indignação justa de que o governo está nos ferrando".[53] Kimmel observa que "Trump é um personagem interessante porque ele canaliza todo aquele sentido do que chamei de 'direito prejudicado'",[54] um termo que Kimmel define como "aquela sensação de que os benefícios aos quais você acreditava ter direito foram arrancados de você por forças invisíveis maiores e mais poderosas. Você se sente o herdeiro de uma grande promessa, o sonho americano, que se transformou em uma fantasia impossível para as mesmas pessoas que deveriam herdá-lo.

A estudiosa das comunicações Zizi Papacharissi[56] explica a utilidade de ser ideologicamente vago e usar termos e slogans que podem significar qualquer coisa que o apoiador queira que eles signifiquem. "Quando esses públicos prosperam no envolvimento afetivo, é porque eles encontraram um gancho afetivo que é construído em torno de um significante aberto que eles podem usar, reutilizar e reaplicar. Então, sim, de claro que você sabe, o presidente Trump usou MAGA, esse é um significante aberto que atrai todas essas pessoas, e é aberto porque permite que todos atribuam significados diferentes a ele. Portanto, o MAGA trabalha para conectar públicos que são diferentes, porque é aberto o suficiente para permitir que as pessoas atribuam seu próprio significado a ele. Segundo o Portal G1 da Rede Globo

 O bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente. A crise do petismo durante o governo Dilma Rousseff, precipitada e acelerada pela crise político-econômica de 2014, fortaleceu a ideologia bolsonarista e a nova direita brasileira, que se inserem no contexto da ascensão do populismo da Nova Direita em nível internacional.

O bolsonarismo foi a ideologia predominante do governo Bolsonaro e é associado à retórica de defesa da família, do patriotismo, do conservadorismo, do autoritarismo, de elementos neofascistas, do anticomunismo, do negacionismo científico, do porte de armas, da rejeição aos direitos humanos e da aversão à esquerda política, bem como pelo culto à figura de Bolsonaro, frequentemente chamado de "mito" O escritor Olavo de Carvalho é frequentemente citado como tendo sido o guru da ideologia bolsonarista.

O bolsonarismo tem atraído diversos seguidores e fanáticos, que, em nome de Jair Bolsonaro ou com base em suas ideias, realizaram diversos ataques extremistas e/ou atos terroristas como os ataques de 8 de janeiro em Brasília e o atentado em Brasília em 2024

No senso comum, temos  assuntos que são proibidos em qualquer ambiente, normalmente esses assuntos são o futebol, religião e política.

De maneira geral. Nós enxergamos a POLÍTICA de uma forma muito voltada ao mau-caratismo, esperteza ou mesmo uma forma de tirar vantagens. Porém, a proposta aqui é falar de política dentro das organizações, que é algo fundamental. O que não pode acontecer é misturar política com politicagem, então para isso, vamos explicar um de forma bem objetiva o que é politicagem.

Na politicagem, uma determinada pessoa, ao invés de se valer de argumentos racionais para o convencimento de alguém, elas abusão dos seus relacionamentos para conquistar algo, isso é politicagem que nada tem a ver com política.

Política é a atividade desempenhada pelo cidadão quando exerce seus direitos em assuntos públicos através da sua opinião e do seu voto.

A política busca um consenso para a convivência pacífica em comunidade. Por isso, ela é necessária porque vivemos em sociedade e porque nem todos os seus membros pensam da mesma forma.

A política exercida dentro de um mesmo Estado chama-se política interna e entre Estados diferentes, se denomina política externa.

As políticas públicas podem soar como uma redundância, pois o governo seria o principal responsável pela condução política da sociedade.

A política social pretende ser uma reestruturação da sociedade a fim de distribuir riquezas de maneira mais igualitária.

A política fiscal será o conjunto de medidas que o governo fará para garantir o equilíbrio das contas de um Estado.

A política monetária consiste no controle da inflação, da taxa de juros e da quantidade de dinheiro que circula num país.

A politica desperta  nas pessoas um sentimento de repulsa. Quando se observa a atuação em uma organização. A politica é a formação de alianças estratégicas, os famosos combinados para identificar onde queremos chegar, ou seja, existe uma canalização objetiva de energia para ajudar os outros a crescerem, isso é POLÍTICA, um mecanismo que possibilita fazer a gestão do bem comum.

A POLÍTICA quer se admita ou não , é necessária para a nossa sociedade, para as nossas organizações, o fato é que ela possibilita equilibrar interesses no mundo corporativo em especial nas grandes organizações. Normalmente pessoas tem objetivos divergentes e é a política que permite avaliar o que gera um bem estar coletivo.

Articulação politica  é  o convencimento das  pessoas, tanto para conseguir alcançar um objetivo quanto para conseguir convencer a pessoa a trabalhar por algo em comum. 

Donaldo Trump . Assim como  Jair Bolsonaro . Em nada combinam com a política.

Confira a noticia na BBC News..https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpvmz73w3gzo.

E assim caminha a humanidade 




 



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário