Ajuste fiscal é um conjunto de medidas econômicas que visa equilibrar as contas públicas. É uma forma de combater o déficit e a dívida pública.
Objetivos do ajuste fiscal
Controlar gastos
Aumentar a arrecadação de impostos
Promover a sustentabilidade das finanças nacionais
Manter o crescimento da economia, emprego e renda
Medidas de ajuste fiscal
Cortar gastos, como salários e programas sociais
Congelar orçamentos
Vender propriedades do governo
Privatizar companhias públicas
Indicador de sucesso
O principal indicador de sucesso do ajuste fiscal é o superávit primário, que é o resultado positivo das contas públicas dentro de um ano.
Importância do ajuste fiscal
O ajuste fiscal é uma das questões-chave para o desempenho da economia brasileira. A consolidação fiscal é condição necessária para garantir a sustentabilidade do crescimento. Segundo o Mestre e Jornalista Edson Rossi. No sétimo periodo da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Pellas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FAAM FAAM).
A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo.
A desigualdade social decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
Desta forma. a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.
O capitalismo é um sistema econômico e social baseado no direito à propriedade privada, no lucro e na acumulação de capital.
Também conhecido como economia de mercado, o capitalismo opera através das leis da livre iniciativa, da livre concorrência e das leis da oferta e da procura.
O capitalismo , surgiu no século 15, entre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, a burguesia.
A partir das revoluções da burguesia, que se sucederam nos séculos 17 e 18, o capitalismo se consolidou por meio da revolução industrial, que instituiu um novo modelo de produção.
Um país que consegue atender as necessidades básicas de grande parte de seus cidadãos, também irá prosperar de forma equitativa.
As consequências da fome, miséria e pobreza em qualquer país do mundo. São as seguintes.
Aumento das taxas de desemprego
Grandes diferenças entre as classes sociais
Marginalização de parte da sociedade
Atraso no progresso da economia do país
Aumento dos índices de violência e criminalidade
O socialismo. Que tem como objetivo abolir a propriedade privada. Que pertenceria ao Estado. O que acabaria com a sociedade de classes.
Contudo. Até agora. Todas as experiências socialistas fracassaram. Pois surgiu uma classe dirigente que detinha mais privilégios que as demais.
Ainda assim. Merval Pereira. Acabou se equivocando sobre o capitalismo.
O estudo do capitalismo em níveis científicos. É muito importante para entender os seus efeitos negativos em níveis colaterais.
Os problemas no capitalismo são ;a desigual relação entre capital e trabalho, os problemas ambientais, incremento das desigualdades sociais e a perda de valores humanos.
No capitalismo privado. Os trabalhadores (que almejam melhorias salariais e de trabalho) e os donos dos meios de produção (que insistem em pagar baixos salários, garantindo assim um volume mais alto de seu lucro, promovendo a acumulação de capital).
No capitalismo privado. Temos também a devastação da natureza destacando que o sistema capitalista em níveis privados, busca o lucro constantemente, para isso é preciso explorar os recursos naturais, que abastecem de matérias-primas as indústrias.
Nas desigualdades socais. Os capitalistas. Os donos dos meios de produção. pagam baixos salários, desse modo, conseguem imensas riquezas que se encontram nas mãos de uma restrita parcela da população mundial, enquanto que a maioria possui uma renda que não supre sequer as necessidades básicas
Nos paises emergentes. Oa ajustes fiscais . São feitos sempre sobre o mais pobres e aposentados.Polícia entra em confronto com manifestantes durante protesto de aposentados contra Milei na Argentina | Mundo | G1
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário