quarta-feira, 11 de junho de 2025

Desumanidade.

Uma pessoa com deficiência (PcD) é aquela que tem um impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com uma ou mais barreiras, pode dificultar sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A definição de PcD é amplamente reconhecida internacionalmente, incluindo na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Este refere-se a uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa em realizar atividades cotidianas, como falar, andar, ouvir, ver ou aprender. 

São fatores que impedem a participação plena e efetiva da pessoa com deficiência na sociedade, como a falta de acessibilidade física em espaços públicos, a falta de informação em formatos acessíveis ou a falta de apoio social. Significa que a pessoa com deficiência tem direito a participar em todas as áreas da vida, como trabalho, educação, cultura, lazer e política, em igualdade de condições com as demais pessoas. 

Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:

É um tratado internacional que estabelece os direitos das pessoas com deficiência e recomenda que os países tomem medidas para garantir esses direitos. 

A lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, garante atendimento prioritário a pessoas com deficiência, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. Para comprovar a deficiência, é possível solicitar o Certificado da Pessoa com Deficiência no site do Governo Federal, disponível no site do Meu INSS. 

É importante usar a expressão "pessoa com deficiência" em vez de termos depreciativos ou eufemísticos, como "portador de deficiência" ou "necessidades especiais". A pessoa com deficiência é, antes de tudo, uma pessoa com direitos e deveres, e o termo "pessoa com deficiência" reconhece e respeita essa dignidade. 

 Antes de mais nada leiitor  (a); Veja o estatuto da pessoa com deficiência no site oficial da Presidência da República, no link á seguirhttps://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

A desumanização, é o um ato de desumanizar e retirar de contexto os minímos traços de determinados seres humanos na sociedade.

A desumanização, é a perda dos valores éticos e morais das pessoas. A desumanização é a perda da capacidade de sentimento e empatia para com os sofrimentos das pessoas que tenham uma determinada enfermidade nas suas vidas.

A desumanização, é uma completa indiferença a dor e o sofrimento de pessoas enfermas dentro de uma sociedade contemporânea.  A desumanização é a tranquilidade e frieza de uma pessoa, diante da enfermidade, do sofrimento e da dor das pessoas que venham a ter uma determinada enfermidade.

É corriqueiro , nas ruas e nos noticiários, principalmente, que em um certo sentido na sociedade moderna, as pessoas já não se comovem ou não se indignam por tragédias que antes poderiam causar alguma empatia.

As expressões, “não estou nem aí com os demais”, “cada um por si neste mundo”, “não me afetando, está tudo bem”, são formas de perceber os níveis de desumanização, facilmente encontrados em certos  setores da sociedade.

A desumanização em uma sociedade. Acaba aconteçendo justamente quando as pessoas deixam de se sensibilizar com a dor e o sofrimento de outras pessoas que venham á sofrer de uma determinada enfermidade nas suas respectivas vidas cotidianas.

Além de uma total falta de solidariedade e empatia. A desumanização é a negação do direito de determinados grupos terem os mesmos direitos dos demais dentro de uma sociedade contemporânea na qual nós vivemos nos dias atuais.

A desumanização. É justamente a intolerância em relação á determinados grupos sociais dentro de uma sociedade contemporânea. A desumanização, é o conceito que de determinados grupos, simplesmente não tem que ter os mesmos direitos dos demais, por não se enquadrarem nos padrões comportamentais, que são ditados pelos demais grupos sociais.

A desumanização. Acontece justamente na falta da empatia e dos apegos humanitários das pessoas ao sofrimento das demais pessoas, que venham á ter algum sofrimento devido ás suas respectivas enfermidades.

Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

A discriminação contra as pessoas com deficiência, Reflete a falta de humanidade nos setores dominantes na sociedade brasileira.

A discriminação contra as pessoas com deficiência.  Reflete a falta de humanidade e empatia, contra pessoas que tem que lutar para conseguir um lugar em uma sociedade capitalista.

A discriminação contra as pessoas com deficiência. Reflete a falta de humanidade e empatia, contra pessoas que tem uma luta ardua, para alcançarem os seus direitos, aos recursos e riquezas oferecidos pelo nosso Brasil.

Triste retrato de uma sociedade desumanizada. Em nome dos seus 'padrões morais'.

'Padrões morais'.   Que cada vez mais. Desumanizam as pessoas com deficiência em uma sociedade capitalista.

Confira a noticia no Jornal Estado de São Paulo.         https://www.estadao.com.br/politica/blog-do-fausto-macedo/oab-deve-ir-ao-cnj-para-investigar-desembargador-que-ve-crianca-autista-como-transtorno/

 E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site OAB -ES



 




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário