A desigualdade social, chamada também de desigualdade econômica, é um problema social presente em todos os países do mundo.
A desigualdade social decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde.
Desta forma. a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.
O capitalismo é um sistema econômico e social baseado no direito à propriedade privada, no lucro e na acumulação de capital.
Também conhecido como economia de mercado, o capitalismo opera através das leis da livre iniciativa, da livre concorrência e das leis da oferta e da procura.
O capitalismo , surgiu no século 15, entre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de a fome, miséria e pobreza em qualquer país do mundo. São as seguintes.
Aumento das taxas de desemprego
Grandes diferenças entre as classes sociais
Marginalização de parte da sociedade
Atraso no progresso da economia do país
Aumento dos índices de violência e criminalidade
O socialismo. Que tem como objetivo abolir a propriedade privada. Que pertenceria ao Estado. O que acabaria com a sociedade de classes.
Contudo. Até agora. Todas as experiências socialistas fracassaram. Pois surgiu uma classe dirigente que detinha mais privilégios que as demais.
Ainda assim. Merval Pereira. Acabou se equivocando sobre o capitalismo.
O estudo do capitalismo em níveis científicos. É muito importante para entender os seus efeitos negativos em níveis colaterais.
Os problemas no capitalismo são ;a desigual relação entre capital e trabalho, os problemas ambientais, incremento das desigualdades sociais e a perda de valores humanos.
No capitalismo privado. Os trabalhadores (que almejam melhorias salariais e de trabalho) e os donos dos meios de produção (que insistem em pagar baixos salários, garantindo assim um volume mais alto de seu lucro, promovendo a acumulação de capital).
No capitalismo privado. Temos também a devastação da natureza destacando que o sistema capitalista em níveis privados, busca o lucro constantemente, para isso é preciso explorar os recursos naturais, que abastecem de matérias-primas as indústrias.
Nas desigualdades socais. Os capitalistas. Os donos dos meios de produção. pagam baixos salários, desse modo, conseguem imensas riquezas que se encontram nas mãos de uma restrita parcela da população mundial, enquanto que a maioria possui uma renda que não supre sequer as necessidades básicas
Uma empresa privada é uma empresa comercial que pertence a investidores, acionistas ou proprietários privados. Ela pode ser de propriedade de um único indivíduo ou de um grupo de pessoas.
As empresas privadas fazem parte do setor privado de uma economia, que é a parte não controlada pelo governo.
Características
O objetivo principal de uma empresa privada é maximizar o retorno aos seus acionistas
As empresas privadas podem ser pequenas empresas familiares ou multinacionais
As empresas privadas são essenciais para o desenvolvimento econômico e social sustentável
Diferença com empresas estatais
As empresas estatais pertencem e são controladas pelo governo
As empresas estatais agem em busca do bem-estar da população, enquanto as empresas privadas visam gerar lucro para os proprietários
Exemplos de empresas privadas Bancos, Fundos de investimento, Imobiliárias, Seguradoras.
Privatização
A privatização é o ato de levar ativos para o setor privado
Ocorre quando o Estado abre mão da participação em uma chamada "estatal mista" (parte pública e parte privada)
Lobby se caracteriza como uma atividade de exercer pressão sobre algum poder da esfera política para influenciar na tomada de decisões do poder público em prol de alguma causa ou apoio. Ele pode ser exercido tanto por grupos civis, que ocupam os corredores da Câmara dos Deputados e Senado Federal, a fim de convencer políticos a votarem a favor ou contra tal projeto, quanto por grupos profissionais que representam e intermediam os interesses de grandes corporações, partidos políticos e grupos empresariais. Pela atividade de lobby, os grupos de interesse demonstram suas opiniões aos tomadores de decisões, grupo ao qual cabe decidir o que democraticamente corresponde ao benefício . . Segundo e Mestre e Jornalista Edson Rossi. No sétimo Período da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. E também segundo a Mestra e Publicitária Glória Tenório Negrelos. No Terceiro Período da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Ambos pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM )FAAM.)
O salário do empresário é chamado de pró labore. É como qualquer outro salário da empresa: um valor o empresário recebe pelo trabalho . Um erro muito comum é o dono que acha que pode fazer o que bem entende com o dinheiro da empresa, pagando seus luxos com o caixa da sua empresa.
O pró labore é seu salário estipulado pela função que o empresário exerce. Seja ele um CEO ou COO, esse valor entra em uma linha de custos da empresa. Fora do pró labore, como dono ou sócio da empresa, você também pode distribuir o lucro gerado pela empresa confor=me o percentual de participação
No capitalismo. Os donos dos meios de produção fazem as regras. E prejudicam a saúde mental dos (as) trabalhadores (as).
Caro (a ) leitor (a ). Veja o texto da Constituição Federal do Brasil, no site oficial do Senado Federal, no link á seguirhttps://normas.leg.br/?urn=
Ainda bem que temos uma Constituição Federal. Que voltada a Social Democracia. Enxerga o capitalismo como algo exploratório.
Confira a noticia na Folha de São Paulo. . https://www1.folha.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário