terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

A questão sobre a Taxa Básica de Juros .

   A Selic ou Taxa Selic, é a taxa básica de juros da economia. A cada 45 diais, a Taxa Selic, vira noticia no Brasil, seja por aumentar ou diminuir, ou sem mantendo estável, após a reunião do Copom( Comitê de Política Monetária do Banco Central).

A Taxa Selic, é taxa básica de juros da economia brasileira. A Taxa Selic, influencia todas as demais taxas de juros no Brasil, como as cobranças de empréstimos, as cobranças de financiamentos e até o retorno em aplicações financeiras por meio de poupanças bancárias.

A Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.

A Taxa Selic, está ligada os juros dos títulos públicos, oferecidos pelo governos nestes sistemas econômicos.

A Taxa Selic é decidida e aplicada no Brasil, por meio do Copom( Comitê de Política Monetária do Banco Central) . O Copom, se reúne a cada 45 dias, para definir se a Taxa Selic, aumenta, diminui ou se mantem estável.

A Taxa Selic decidida pelo Copom, em 22 de Março de 2023, é de 13,75% ao ano. A atual Taxa Selic no Brasil, foi decidida pelo Copom, em 22 de Março de 2023.

A Taxa Selic, ou Taxa Basca de Juros, consiste na necessidade do governo ter dinheiro em caixa para fazer investimento econômicos, e também na necessidade do governo ter dinheiro em caixa para honrar suas diívidas obrigatórias por lei constitucional.

Embora a principal forma de arrecadação, seja por meio da aplicação de impostos, previstas na Constituição Federal do Brasil de 1988, a outra forma de arrecadação do governo, se dá por meio de empréstimos, como por meio dos títulos do Tesouro Nacional.

Os títulos do Tesouro Nacional, são certificados de divida emitidos e vendidos pelo governo, por meio do Sistema de Especial de Liquidação e Custódia ( A Taxa Selic).

As pessoas que compram estes títulos, ganha o pleno direito, de em determinada data, receber o valor de volta, com total acréscimos de juros sobre o valor destes títulos.

A Taxa Selic ( Taxa Básica de Juros), é praticada quando uma instituição financeira empresa determinada quantia em dinheiro para uma outra instituição. 

Para reaver o valor do empréstimo, a instituição financeira que emprestou o dinheiro, utiliza como garantia, os títulos públicos adquiridos no Banco Central.

A Taxa Selic ( Taxa Básica de Juros na Economia), tem por meta, trazer a inflação do Brasil para o centro da meta. As mudanças decidas pelo Banco Central sobre as aplicações da Taxa Básica de Juros, poderá resultar em tese, em uma queda ou alta de inflação vigente no país.

O aumento da Taxa Selic ( Taxa Básica de Juros na Economia), tem por objetivo, a desaceleração econômica, impedindo que a inflação em tese, fique fora de controle.

Normalmente, o Banco Central decide aumentar a Taxa Selic ( Taxa Básica de Juros na Economia), quando a autoridade monetária, detecta o aumento da inflação de demanda no país.

O Brasil precisa diminuir suas turbulências políticas. As seguidas turbulências políticas no Brasil, tem tido seus reflexos na economia.

A pandemia da Covid 19 no Brasil, também teve seus efeitos na inflação eno aumento da Taxa Selic ( Taxa Básica de Juros). 

Somente resta ao Brasil, minimizar suas turbulências internas. Para assim. Tentar diminuir a Taxa Selic ( Taxa Básica de Juros na Economia).

Confira a notícia no UOL.                                      

Em ata, BC sinaliza para início do ciclo de cortes da taxa Selic em março


ImagemImagem: Getty Images/iStockph

O BC (Banco Central) divulgou a ata com as motivações que resultaram na manutenção da taxa Selic em 15% ao ano pela quinta vez consecutiva. O documento do Copom (Comitê de Política Monetária) prevê o início do ciclo de cortes da taxa básica de juros para a próxima reunião do colegiado. Segundo o UOL.

O que aconteceu

Diretores do BC admitem cortar os juros no mês de março. Na ata, o Copom avalia que o ambiente inflacionário está mais favorável com a taxa Selic no maior patamar em quase 20 anos. "O Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião", diz o documento. Segundo o UOL.

Copom diz que permanecerá vigilante sobre a inflação. Apesar de indicar para a primeira redução dos juros básicos desde maio de 2024, os diretores da autoridade monetária reforçam que vão manter a "restrição adequada para assegurar a convergência da inflação à meta" Segundo o UOL 

O compromisso com a meta impõe serenidade quanto ao ritmo e à magnitude do ciclo, que dependerão da evolução de fatores que permitam maior confiança no atingimento da meta para a inflação no horizonte relevante para a condução da política monetária. Segundo o UOL.Ata da 276ª reunião do Copom . Segundo informa o UOL.



E assim caminha a humanidade.

Imagem ; Jornal Estado de São Paulo. 

E assim caminha a humanidade. 









 


 




 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário