sábado, 29 de setembro de 2018

Reflexões de um pensador iniciante.

Reflexões de um pensador iniciante.
A prisão do ex-presidente Lula reacendeu o debate político entre as diferentes correntes de pensamento no Brasil,como eu já disse em outra postagem não vou entrar no mérito da cobertura partidarizada dos meios de comunicação no Brasil em relação aos problemas que a lava jato nos trouxe,eu já cheguei a conclusão que cair nesse debate é levar a discussão ao vazio.
No entanto eu convido a todos a reflexão, será que antes da corrupção chegar aos grandes partidos e aos escalões do poder ela não começa na própria população no nosso dia a dia?
Será que antes de nos indignarmos com a corrupção na política, não devemos antes de tudo nos indignarmos com a corrupção na própria sociedade?,Quantas vezes as pessoas não praticam atos de corrupção no seu cotidiano em seu próprio beneficio?,Quantas vezes nós já não burlamos as regras quando jogamos o lixo na rua em vez de esperarmos chegar até a lixeira, por exemplo?Quantas vezes nós contribuintes não quebramos as regras quando estacionamos nosso carro na vaga do idoso ou do deficiente?,Será que os nossos panelas se indignam com isso?,Será que não é mais fácil apontar os erros dos outro e ignorarmos os nossos próprios erros como sociedade?
Vejam bem eu não estou dizendo que não devemos ficar indignados com a corrupção na política e com a impunidade, não é isso que eu estou falando, mas será que as vezes não fica mais fácil apontar a corrupção do vizinho na política e esquecer na nossa própria como sociedade ?,Pois é a partidarização na cobertura sobre política nos permite pensar sobre isso com profundidade? Será que não estamos vivendo em sociedade a nossa própria teoria da espiral do silencio nos dias de hoje?

Imagem : Site Elo 7

O manifesto dos caminhoneiros.

O manifesto dos caminhoneiros.
Recentemente tivemos o manifesto dos caminhoneiros em todo o Brasil, não dá pra dizer que o argumento deles é furado e nem chama-los de vagabundos, mantendo o preço do frete e aumentando o diesel a atividade de um caminhoneiro autônomo se torna inviável no Brasil, pois o custo pra um profissional da boleia manter o caminhão dele em dia é muito alto e consome boa parte do que ele lucra mensalmente .
Também é verdade que o custo da corrupção para o Brasil na parte estrutural como um todo por ano é muito alto, então em um pais assim é complicado você exigir que um caminhoneiro autônomo aceite o aumento do diesel.
A corrupção no Brasil ( que está na sociedade também diga-se),é um problema que impede o desenvolvimento da nação em uma forma geral,bilhões de reais que poderiam ser investidos em saúde,educação e também na logística do pais vão para contas no exterior,quem paga por isso é o próprio contribuinte que não vê o retorno do que paga com os impostos,e olha que imposto no Brasil é bom que se diga não é barato.
A logística á que eu me refiro por exemplo ao pais, é investir em transporte ferroviário que quem sabe deixaria o pais menos dependente do transporte por rodovias,o investimento em logística no Brasil se tornaria viável com uma educação de qualidade para qualificar a mão de obra,provavelmente isso funciona em países sem desperdício de dinheiro publico em corrupção,o pais assim se torna viável a nível econômico e também no âmbito fiscal.
Ou seja, talvez isso passe pelo conceito de que as coisas no Brasil precisam mudar em tudo,por bem ou por mal,por isso pode se dizer que as manifestações como a dos caminhoneiros são legitimas,países com tanta corrupção em todos os grandes partidos não tem capacidade de investimentos e são inviáveis economicamente.
Países que não desperdiçam dinheiro público tem capacidade de investir em educação, com boa qualificação dos trabalhadores consequentemente o pais tem mais capacidade de investir em logística,pois a economia não gira o necessário para viabilizar o investimento, mas pra isso as coisas no nosso pais precisam mudar em todos os sentidos,definitivamente. Seja por bem ou por mal.

Imagem : Site Elo 7

A nossa teoria da espiral do silencio nos dias de hoje.

A nossa teoria da espiral do silencio nos dias de hoje.
A polemica em torno da soltura do ex-presidente Lula reacendeu o debate político no Brasil, não tenho qualquer critica as opiniões a favor ou contra o ex-presidente, muitos perderam suas vidas ao longo da história para que nós tivéssemos o direito da expressão nos dias de hoje.
No entanto eu convido você amigo (a) que está me lendo a uma reflexão, como eu já disse em outra postagem não vou entrar no debate sobre a nossamídia, pois cair nessa discussão é como cair no vazio. É claro que todo o (a) cidadão (ã) brasileiro (a) tem todo o direito de ficar indignado com a corrupção generalizada que envolveu todos os grandes partidos no país, como eu já disse em outras postagens a corrupção torna o Brasil uns pais inviáveis no âmbito social e no âmbito fiscal.
Mas eu deixo uma pergunta, será que existe governo corrupto e uma população certinha?Será que as vezes não é mais fácil se indignar com a corrupção na política e esquecer da corrupção na própria população no cotidiano.
É fácil reclamar que os políticos não seguem as regras, mas será que a população sempre segue as regras?Será que nos indignamos quando um jovem estaciona o carro na vaga do idoso? Será que nos indignamos quando alguém fura a fila na hora de pagar as compras, ou estaciona o carro em lugar proibido?Será que nos indignamos quando algum jovem passa as suas compras no caixa preferencial? Por exemplo.
Pois é amigo (a) certamente nunca vimos essa discussão em um veiculo midiático, e assim nunca paramos pra pensar sobre isso. Nunca paramos pra pensar que o político que é acusado hoje na lava jato já foi um dia um simples cidadão comum como cada um de nós eleitores, isso nos leva a uma pergunta, será que não vivemos a nossa própria teoria da espiral do silencio nos dias de hoje?
Veja bem você que estiver me lendo agora, jamais quero justificar de forma nenhuma a corrupção na política e a impunidade histórica que sempre houve no Brasil, realmente não é isso que eu quero dizer e tão pouco o que estou falando.
Apenas convido a temos uma visão mais criticas e romper com nossa espiral do silencio nos dias de hoje. 

Imagem : Site Elo 7


Tempos tristes no Brasil e no mundo.

Tempos tristes no Brasil e no mundo.
Estamos vivendo tempos de muita intolerância,não somente no Brasil como em boa parte do mundo.A intolerância politica faz pessoas desfazerem seus círculos de amizade,de uma maneira geral estamos nos esquecendo que muitos partiram no passado para termos uma democracia nos dias de hoje.
É muito triste o cenário que estamos vivendo a nível mundial,pessoas se digladiando em vez de simplesmente sentar para conversar,empatia e democracia estão perdendo a vez .
As vezes penso como ficarão as relações desfeitas por diferenças politicas ?,Ai fica a pergunta,por que tanta intolerância ?.Temos que começar a entender que o ódio deixa feridas em todos as pessoas presentes na discussão,estamos vivendo tempos muito tristes.

Imagem : Site Elo 7


Capitalismo ,cobiça e corrupção :

Capitalismo ,cobiça e corrupção :
O capitalismo, também conhecido como economia de livre mercado ou economia de livre empreendedorismo, é um sistema econômico onde os meios de produção, distribuição, decisões sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em grande parte ou totalmente de propriedade privada, com fins lucrativos. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas. Predomina o trabalho assalariado.
Desde a antiguidade a ambição sempre fez parte da natureza humana. Lendo livros de sociologia psicologia e também economia nas várias bibliotecas na faculdade , consegui compensar um pouco a infelicidade que tive por não ter estagiado nessa área. Diante disso, navegando nas minhas leituras começo a pensar e a me perguntar se o universo capitalista não alimenta a cobiça do ser humano,(embora eu queira deixar claro leitor (a) que a corrupção também existe nos países socialistas ok).  Talvez foi isso que corrompeu o ex ministro Antonio Palocci ,até o começo do ano 2000 ele era um médico sanitarista de Ribeirão Preto ,talvez ele ganhasse por mês algo em torno de R$ 4  5 ou 10 mil reais por mes ( á quem estiver lendo nesse momento eu digo que é um belo salário),segundo o que li a Palocci tinha até o começo do ano 2000 algo em torno de R$ 2 mil em conta corrente ,claro que se todos nós formos resilientes e dedicados naquilo que escolhemos fazer e exercer na nossa vida ,podemos ter belos ganhos estáveis como os do ex ministro Palocci como médico ,isso amigos (as) inclui se formos amorosos e sublimes como gerentes,supervisores (as) ,jornalistas ,radialistas,psicólogos (as) ,médicos (as) ,enfermeiros (as) ,biomédicos (as),taxistas ,motoristas de uber ,professores (as),economistas ,administradores (as),contadores (as) ,advogados (as) ,etc... mas no entanto amigos e amigas que estão me lendo agora ,por mais que você faça sua profissão com dedicação,amor  e afinco você jamais terá a fortuna e nunca será o dono do poder ,como aqueles que possuem certos dons que os destacam da multidão ,como Messi ,Neymar ,Ibra,Ronaldo,Romário,Zidane, ,Senna,Piquet,Prost,Schumacher ,Fangio,Faustão etc... você jamais estará no topo da piramide do sistema capitalista  como os citados ,isso não importa o quanto você amigo (a) seja bom e esforçado naquilo que você escolheu fazer na sua vida,seja lá o que for. 
Amigos e amigas que estão me lendo , percebem que não estou dizendo que devemos justificar ou concordar com a corrupção, com o crime, com a imoralidade e a canalhice. Nada justifica a corrupção e podridão existente no Brasil desde á época do seu descobrimento chegando até os dias de hoje,isso merece cadeia sem choro e nem vela . Amigos e amigas o privilégio e a fortuna para quem trabalha e cursa uma faculdade são coisas para pouquíssimos privilegiados. A maioria das profissões de nível superior não paga o salário que recebe, por exemplo, um gerente local ou até mesmo um gerente regional de uma grande rede de varejo talvez .
Tenho navegado nessas leituras nos meus dias de folga, desde o quarto semestre do curso. Nesses dois últimos anos em que andei mergulhado nessas leituras venho refletindo que não é tão fácil assim se chegar a alguma fortuna, de maneira licita. A não ser para uns poucos privilegiados que não alimentam essa cobiça exacerbada pela fortuna a qualquer custo. Claro que, em muitos casos a corrupção ajuda bem mais, graças ao fator da impunidade que reina há séculos em nosso país,as facilidades da maquina estatal  e que no Brasil a corrupção é de certa forma o reflexo da sociedade. .
Mas às vezes me pergunto o que acontece quando um ser humano se vê tentado a fazer fortuna de qualquer forma. Será que a corrupção já não vem sendo alimentada desde cedo no intimo das pessoas? Será que o capitalismo, mostrando os favores da fortuna para alguns privilegiados não acaba alimentando essa praga da corrupção nos países?,e ambição nas pessoas 

Será que algumas vezes o capital não distorce a moralidade das pessoas? Até que ponto o sistema capitalista alimenta essa ambição e a cobiça de algumas pessoas pela fortuna que poderá até não chegar nunca? Amigos e amigas, essa reflexão é resultado quase dois anos de muita leitura sobre a Psicologia, a História,Economia e a Sociologia. Até que ponto o capitalismo selvagem alimenta a ambição e a cobiça do ser humano? Talvez essa reflexão nunca tenha fim. Talvez quanto mais se leia, mais se escreva a respeito, mais difícil ficará o encontro dessa resposta tão importante. Talvez toda essa reflexão não tenha fim .

Imagem : Site Elo 7




A influencia do pan-óptico nas nossas vidas

A influencia do pan-óptico nas nossas vidas .
O Pan-óptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Benthamen em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados. O medo e o receio de não saberem se estão a ser observados leva-os a adotar o comportamento desejado pelo vigilante.
Por requerer menor número de vigilantes, o sistema pan-óptico teria, segundo Bentham, a vantagem de ser mais barato do que o adotado nas prisões de sua época, sendo aplicável não só às prisões mas a qualquer outro tipo de estabelecimento baseado na disciplina e no controle.
Isso me faz pensar nas vidas cotidianas de homens ,mulheres e crianças hoje em dia .As vezes eu penso que nós vivemos vigiados desde que nascemos ,quando crianças somos vigiados pelos nossos pais ,buscando na nossa infância a aprovação deles adotamos o comportamento desejado pelos vigilantes ,no caso nossos pais .
Na nossa juventude temos nossas primeiras experiencias amorosas ,consequentemente voltamos a ser vigiados ,no entanto também nos tornamos vigilantes também ,no caso ambos aos apaixonados buscam fazer que seu enamorado ou enamorada adote os comportamentos desejados pelos vigilantes .
Na fase adulta alem das experiencias amorosas temos nossas experiencias profissionais ,para nos consolidarmos nas nossas carreiras ,procuramos adotar as formas de comportamento desejados não apenas pelos nossos chefes mas também pelos nossos respectivos públicos,que no caso seriam os vigilantes,mas entretanto nas nossas vidas profissionais temos um agravante ,nós ao mesmo tempo somos vigiados também nos tornamos vigilantes ,pois também no nosso intimo desejamos que os nossos colegas ao lado adotem os respectivos comportamentos desejados pelos vigilantes .
As vezes mergulhando nos meus pensamentos chego a conclusão que a natureza do pan-óptico se aplica praticamente no varejo aonde estamos sob constante vigilância e ao mesmo tempo somos vigilantes também ,no varejo tanto vigiando como sendo vigiados buscamos que os demais adotem comportamentos desejados pelos vigilantes .
Isso talvez levante uma questão interessante ,será que nós seres humanos não tememos e desejamos as maquinas de vigilância ao mesmo tempo nas nossas vidas ?

Imagem : Site Elo 7


A teoria hipodérmica nos dias atuais.

A teoria hipodérmica nos dias atuais.
Nos tempos atuais de tanta disputa política entre diferentes correntes de pensamento, temos nos dias atuais as pessoas exercendo a teoria hipodérmica para defender seus argumentos. Bom amigo (a) a teoria hipodérmica também conhecida como teoria da agulha hipodérmica, é uma teoria da comunicação que defende que compara uma mensagem á uma injeção da agulha hipodérmica. Para esse modelo de teoria uma mensagem que á mídia transmite é aceita e espalhada entre as pessoas como uma verdade absoluta, provocando um efeito profundo entre os receptores.
Há algum tempo tanto no Brasil quanto em todos os países do mundo, as pessoas fazem uso da teoria hipodérmica para defender suas paixões políticas e isso se aplica em todas as correntes de pensamento cotidiano. Confesso que é a primeira vez em anos que parei pra pensar sobre isso, mas hoje vejo o quanto à teoria hipodérmica é poderosa para as pessoas defenderem as suas convicções, e isso não se aplica somente as pessoas, mas também há esse que vos escreve e vos fala nesse momento.
Hoje acompanhando as mídias na televisão e nas redes sociais eu vejo o quanto a teoria hipodérmica é excitante para os seres humanos, através dela defendemos nossas convicções e nossas paixões, espalhamos uma mensagem transmitida pela mídia como uma verdade absoluta para defender nossos pensamentos.
Há você amigo (a) que está me lendo, honestamente eu nunca parei pra pensar se isso é bom ou ruim, para ser honesto esse comunicador iniciante que vos escreve nesse momento ainda está na sua infância e não alcançou essa excelência de pensamento. Mas acompanhando o noticiário e a discussão no cotidiano, eu vejo o quanto o ser humano tem a teoria hipodérmica com uma das suas verdades mais claras. Essa e tantas teorias da comunicação em massa estão sempre presentes nas nossas vidas e sentimentos.

Diário de jornalista.

Imagem : Site Elo 7


As verdades humanas na teoria do espelho

As verdades humanas na teoria do espelho.
A teoria mais antiga no jornalismo é a teoria do espelho. Ela se inspira no filosofo Frances Auguste Comte (1798 1857). A teoria defende o pensamento objetivo da atividade jornalística,na qual o jornalista é um comunicador desinteressado que sempre busca a verdade “doa a quem doer”,a teoria ainda completa que o jornalista sempre deve refletir a verdade como um espelho.
Um ano e meio depois de concluir meu curso de jornalismo e acompanhando as correntes de pensamento no noticiário, pela primeira vez esse que vos escreve parou para pensar que cada pessoa tem suas próprias verdades. A você amigo (a) que está me lendo agora, pela primeira vez parei pra pensar que cada jornalista ou veiculo de comunicação tem suas próprias verdades, haja vista as diferentes correntes das linhas editoriais.
A você que está me lendo deixo a reflexão, o que é exatamente o conceito de verdade num mundo tão plural entre as pessoas? Será que cada pessoa independentemente se ser ou não um profissional da comunicação não busca refletir suas verdades como um espelho? Será que num mundo com tantas correntes de pensamento ou consequentemente de verdades, existe um conceito de verdade tão absoluto? 
A você amigo (a) que estiver me lendo nesse momento, se acompanharmos o noticiário político e do cotidiano com um todo em diversos editoriais de comunicação, será que não vamos parar pra pensar que o comunicador também não tem em seus editoriais e em seus respectivos públicos seus próprios conceitos de verdades? Será que os seus respectivos públicos não tem suas próprias verdades refletidas em suas preferências por esse ou aquele editorial? Será que a maravilha da comunicação em massa não é na verdade a verdade de cada pessoa no mundo?
Esse comunicador que vos escreve agora ainda está em sua infância, confesso a você que está me lendo agora que somente há mais de um ano de concluir o curso é que parei para acompanhar vários editoriais diferentes sobre as noticias do cotidiano e pensar sobre isso. A teoria do espelho diz que o jornalista deve refletir a verdade com um espelho, mas será que o conceito de verdade é tão simples pela pluralidade do ser humano no mundo? Até que pontos as correntes conflitantes de pensamento político que estamos acompanhando nas mídias não reflete isso? Esse é apenas mais um dos inúmeros pensamentos que o cotidiano talvez nos permita.

Diário de um jornalista.

Imagem : Site Elo 7