quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O triste retrato da política brasileira.


O triste retrato da política brasileira.



Segundo a matéria de hoje do Portal G1 da Rede Globo, 50 deputados federais respondem hoje a processos criminais na Justiça.O G1 diz que o dado representa 10 % do total de parlamentares na Camara (513). Segundo a reportagem do G1, são ao todo 95 processos-apenas um dos deputados responde a 30 ações (quase um terço do total).
Ainda de acordo com o G1,o leque de crimes pelos quais os deputados são réus na Justiça é variado: vai desde calúnia,injúria,difamação,corrupção,falsidade ideológica até furto,estelionato,lesa corporal e tortura. O Portal G1 cita que á quarta vez que realiza esse tipo de levantamento. A matéria do G1 cita quem em 2015,38 dos 513 deputados respondiam a algum tipo de ação penal. O G1 diz que em 2011, eram 59. Já em 2007 segundo a reportagem,haviam sido contabilizados 74 processos.

Á você que está me lendo eu digo : Os dados alarmantes mostrados pela reportagem mostram o retrato triste da política brasileira que viabilizou a eleição de Jair Bolsonaro na ultima eleição presidencial. A corrupção generalizada escancarada pela Operação-Lava-Jato desmoralizou por completo os partidos de maior relevância política no Brasil.
Entretanto, um dado  triste é a falta de senso critico do eleitor brasileiro que muitas vezes não se lembra em quem votou em um deputado federal e deputado estadual na ultima eleição. Em uma estrutura presidencialista o Presidente da República não governa sozinho, ele precisa estar em harmonia com o congresso para aprovar pautas relevantes para o governo. Outro problema á ser discutido é os votos de paizinho que acontecem nas regiões mais pobres,sim leitor (a),em regiões menos abastadas os eleitores vendem seu voto em troca de dinheiro por exemplo.
E também temos o conceito do historiador Leandro Karnal,que não existe país com  governo corrupto e população honesta. Sim leitor (a),o historiador e professor da Unicamp tem toda a razão,pois o político acusado e encarcerado pela Lava-Jato já foi um dia um cidadão tão comum como cada um de nós.Ou seja somente resta ao civis terem um senso critico com aqueles em que escolheram nas urnas e evitar as pequenas infrações do dia a dia que acabam refletindo os grandes escândalos de corrupção que vemos todos os dias na TV.

E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


Nenhum comentário:

Postar um comentário