terça-feira, 18 de junho de 2019

As polemicas da campanha presidencial de 2018.


De acordo com a matéria de hoje do portal da Folha de São Paulo,durante a campanha eleitoral de 2018,empresas brasileiras contrataram uma agencia de marketing na Espanha para fazer,pelo WhatsApp,disparos em massa a favor do então candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL).Segundo a reportagem, a informação que aparece em gravações obtidas pela Folha,é do espanhol Luis Novoa dono da Enviawhatsapps.
A reportagem cita que nos áudios,ele diz que “empresas,açougues,lavadoras de carros e fábricas” brasileiros compraram seu software para mandar mensagens em massa a favor de Bolsonaro. A Folha afirma que além de obter o áudio,também confirmou posteriormente detalhes da conversa.
A Folha também diz na matéria,que de acordo com Novoa,ele não sabia que software estava sendo usado para campanhas políticas no Brasil e só tomou conhecimento quando o WhatsApp cortou,sob alegação de mau uso,as linhas telefônicas de sua empresa.

A você que está me lendo eu digo : É preciso ressaltar que não há provas que o comitê de campanha de Jair Bolsonaro tenha sido cúmplice das mensagens de WhatsApp em favor de sua candidatura.Também cabe sempre ressaltar que também não há provas que o PSL e o então candidato tenham recebido doações de empresas para a sua campanha em 2018.
No entanto leitor (a),cabe sempre no atualizarmos  que segundo a legislação eleitoral vigente no território brasileiro,é proibido a doações de empresas para as campanhas eleitorais. Também é sempre bom ressaltar que doações não declaradas de pessoas físicas também são ilegais segundo a lei eleitoral no Brasil.
Entretanto,não podemos nos deixar levar pelas paixões politicas,pois não há quaisquer provas de que a campanha do Presidente Jair Bolsonaro tenha recebido doações de qualquer empresa para a sua campanha. Na ultima eleição presidencial,tivemos um cenário atípico,aonde parte dos brasileiros romperam com a Social Democracia por causa da corrupção generalizada e isso acirrou demais os ânimos entre os brasileiros a favor e contra a Social Democracia.
A atual legislação brasileira permite apenas que as empresas façam doação apenas aos partidos políticos,porém ela proíbe terminantemente que as empresas façam doações financeiras diretamente aos próprios candidatos nas eleições em território nacional.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7



Nenhum comentário:

Postar um comentário