domingo, 15 de setembro de 2019

A teoria etonocentrica no Jornalismo e no mundo atual.


A Teoria etonocentrica é uma teoria da psicanálise do jornalismo que diz que o desafio é expressar os fatos por diferentes pontos de vista,despindo-se de ilusões estereotipadas e conceitos pré formados.
A teoria etonocentrica também afirma que estamos submetidos a diferentes influencias: Exemplo :negros,evangélicos,operário,cantor,etc.. A teoria etonocenttrica também afirma que os jornalistas enxergam o mundo sob as lentes da sua própria cultura profissional.Assim como essa teoria do jornalismo também afirma da grande dificuldade que os jornalistas tem em aceitar que as noticias não necessariamente são o reflexo da realidade. Segundo essa teoria jornalística,isso talvez seja fruto de uma observação distanciada sobre a sua profissão.
Bom leitor: Isso nos leva a primeira pergunta : Afinal o que é o jornalismo? O Jornalismo é a coleta, investigação e a analise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação dos fatos,ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. O jornalismo também o recrutamento do interesse público por meio dos conhecimentos científicos, em analise dos fatos do cotidiano.
Então, de certa forma a teoria etonocentrica apenas reflete o recrutamento do interesse público,mexendo com as visões mais intimas dos respectivos leitores do veiculo de comunicação por meio das linhas editoriais das empresas jornalísticas. Mas afinal o que é a linha editorial ? A linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veiculo de comunicação ou pela diretoria da empresa.
A linha editorial determina a lógica da visão de mundo da empresa com seus valores cotidianos, apontando seus paradigmas e transmitindo a sua mensagem ao seu respectivo público. Isso talvez nos leve a seguinte indagação? Será que no fundo as respectivas linhas editoriais não são uma espécie de fusão entre as verdades mais intimas dos veículos de comunicação e da sociedade?
Se a teoria etonocentrica diz que o grande desafio dos jornalistas é expressar os fatos por diferentes pontos de vista despindo-se de ilusões estereotipadas e conceitos pré-formados. Então a noticiabilidade pode ser criada por diferentes paixões dos jornalistas,veículos de comunicação e público. Mas,afinal o que é a noticiabilidade ? A noticiabilidade é o valor noticia, que apura os acontecimentos que são considerados suficientemente interessantes no cotidiano.Ou seja muito relevantes para serem transformados em noticia.
Mas, entretanto, o jornalismo tem em um dos seus conceitos, o recrutamento do interesse público para tornar viável os critérios da noticiabilidade. Ou seja: Uma noticia aparentemente sem relevância,pode ser transformada em valor notícia,se o jornalista tiver uma cultura e o conhecimento cientifico diferenciado para recrutar o interesse público. Ou seja: Será que o conceito psicanalítico da teoria etonocentrica apenas não diz que o jornalista preciso da fusão entre as suas verdades e a verdades de seu público para criar o valor noticia e o recrutamento do interesse público?
Sim leitor (a): Para se recrutar o interesse público e criar o valor notícia em fatos aparentemente sem relevância, o jornalista precisa ter um conhecimento cientifico e cultural para poder expressar os fatos por diferentes pontos de vista,recrutando assim o interesse público.Ou seja: Será que no fundo a teoria etonocentrica não diz em sua psicanálise,que o jornalismo é a arte da fusão entre as verdades comunicacionais e as verdades de seus respectivos públicos ?
Será que a teoria etonocentrica não diz que a arte do jornalismo é evitar o etonocentrismo tornando o mundo pelas próprias óticas dos veículos de comunicação, dos seus respectivos jornalistas, e consequentemente, dos seus respectivos públicos? Será que no fundo,a teoria etonocentrica não reflete a necessidade das afirmações mais intimas das verdades do jornalismo cotidiano,dos veículos de comunicação,dos comunicadores e dos seus respectivos públicos ? Talvez essa seja a maravilha das teorias da psicanálise da comunicação, e consequentemente do jornalismo. E assim eu me despeço de vocês.



E assim caminha o jornalismo: E assim sempre caminha a humanidade.

Um comentário:

  1. Estou comentando para corrigir a errata : Na verdade a teoria etnocentrica é chamada e de teoria etonografica. Abraço Leandro

    ResponderExcluir