quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

A influencia do pan-óptico nas nossas vidas.


O Pan-óptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Benthamen em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados. O medo e o receio de não saberem se estão a ser observados leva-os a adotar o comportamento desejado pelo vigilante.
Por requerer menor número de vigilantes, o sistema pan-óptico teria, segundo Bentham, a vantagem de ser mais barato do que o adotado nas prisões de sua época, sendo aplicável não só às prisões mas a qualquer outro tipo de estabelecimento baseado na disciplina e no controle.
Isso me faz pensar nas vidas cotidianas de homens ,mulheres e crianças hoje em dia .As vezes eu penso que nós vivemos vigiados desde que nascemos ,quando crianças somos vigiados pelos nossos pais ,buscando na nossa infância a aprovação deles adotamos o comportamento desejado pelos vigilantes ,no caso nossos pais .
Na nossa juventude temos nossas primeiras experiencias amorosas ,consequentemente voltamos a ser vigiados ,no entanto também nos tornamos vigilantes também ,no caso ambos aos apaixonados buscam fazer que seu enamorado ou enamorada adote os comportamentos desejados pelos vigilantes .
Na fase adulta alem das experiencias amorosas temos nossas experiencias profissionais ,para nos consolidarmos nas nossas carreiras ,procuramos adotar as formas de comportamento desejados não apenas pelos nossos chefes mas também pelos nossos respectivos públicos,que no caso seriam os vigilantes,mas entretanto nas nossas vidas profissionais temos um agravante ,nós ao mesmo tempo somos vigiados também nos tornamos vigilantes ,pois também no nosso intimo desejamos que os nossos colegas ao lado adotem os respectivos comportamentos desejados pelos vigilantes .
As vezes mergulhando nos meus pensamentos chego a conclusão que a natureza do pan-óptico se aplica praticamente no varejo aonde estamos sob constante vigilância e ao mesmo tempo somos vigilantes também ,no varejo tanto vigiando como sendo vigiados buscamos que os demais adotem comportamentos desejados pelos vigilantes .
Isso talvez levante uma questão interessante ,será que nós seres humanos não tememos e desejamos as maquinas de vigilância ao mesmo tempo nas nossas vidas ?



E assim caminha a humanidade.


A imagem pode conter: Leandro Lúcio De Oliveira Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário