sábado, 28 de março de 2020

As medidas econômicas do Governo Federal


Ontem o governo federal anunciou medidas econômicas para socorrer pequenas e medias empresas, trabalhadores autônomos e os trabalhadores informais.
Caro (a) leitor (a): Eu já fiz criticas ao Presidente Jair Bolsonaro devido ao caráter autoritário do mandatário nacional. Eu ainda continuo achando que a corrupção generalizada no PT e nos grandes partidos não pode ser justificativa para a tirania do Presidente da República.
Mas, entretanto, também tenho que dar o mérito há quem o tem. Apesar da lentidão do Palácio do Planalto em agir perante aos efeitos econômicos do corona vírus,as medidas econômicas foram acertadas.
As medidas econômicas do Governo Federal mantém um relativo poder de compra aos trabalhadores vulneráveis. Ao mesmo tempo isso é uma forma de manter o dinheiro circulando no país em termos de isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias.
Os setores socorridos pelas medidas econômicas do Governo Federal certamente serão consumidores em potencial dos serviços sociais que não irão parar durante o período de quarentena. Se o Governo Federal não socorresse esses setores mais frágeis,os efeitos econômicos seriam terríveis,pois o Brasil teria demissões em massa e falência de pequenas e médias empresas.
Aliás, leitor (a), o dólar no Brasil está operando a R$ 5,10 na manhã desse sábado. Se o isolamento social se faz necessário por uma questão de saúde pública.Também há necessidade de diminuuir a conta orçamentária que certamente chegará ao Brasil após o fim da quarentena e a retomada da atividade econômica.
Se não houver poder de compra aos setores mais vulneráveis,termos um impacto econômico gigantesco,pois o país não iria produzir nada e os efeitos na balança comercial seriam ainda piores após o fim da quarentena.
Sim caro (a) leitor (a): Os pequenos e médios empresários, os trabalhadores autônomos, os comerciantes e os caminhoneiros, serão os consumidores em potencial dos serviços essenciais que funcionarão durante a quarentena. Esses são os setores que irão manter a atividade econômica do país. Entretanto, eu ainda acho que o Governo Federal tem que ter medidas mais ousadas.



E assim caminha a humanidade.


Credito da Imagem :Portal UOL.

Coronavírus: web condena pronunciamento de Bolsonaro: 'Perturbado'

Nenhum comentário:

Postar um comentário