Imagem : Jornal A Gazeta do Povo.
O mundo registrou na sexta-feira (17) um novo recorde diário de novos casos de novo coronavírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 24 horas foram 237.743 novas notificações. O recorde anterior de novos casos (230.370) foi registrado em 12 de julho, segundo a reportagem de hoje no Portal G1 da Rede Globo.
Ao mesmo tempo em que a OMS registrou o recorde diário, uma contagem da agência de notícias Reuters apontou uma outra marca que mostra o avanço da pandemia. A agência afirma que, pela 1ª vez, o balanço global teve o acréscimo de 1 milhão de casos em um período de 100 horas, o equivalente a aproximadamente 4 dias (leia mais abaixo), de acordo com o relato do Portal
.
No cenário diário apontado pela OMS, os maiores aumentos no número de contaminações foram registrados nos Estados Unidos, Brasil, África do Sul e Índia, que tornou-se o 3º país a registrar mais de 1 milhão de casos de contaminação, segundo o Portal na tarde deste sábado (18).
Veja cinco pontos importantes para entender a pandemia, segundo a reportagem.
Brasileiros na Índia estão apreensivos com a disparada dos casos de Covid-19, segundo o G1
O total de casos de Covid-19 em todo o mundo é aproximadamente o triplo do número de doenças graves por influenza registrado anualmente, de acordo com a OMS. A pandemia já matou mais de 590 mil pessoas em quase sete meses, segundo o relato do Portal.
Os Estados Unidos, com mais de 3,6 milhões de casos confirmados, registraram um recorde global diário de mais de 77 mil novas infecções na quinta-feira (16). Apesar do aumento de casos, cresce a divisão nos EUA sobre o uso de máscaras para conter a propagação do vírus, uma precaução já adotada em muitos outros países, segundo o Portal.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e seus seguidores têm resistido à utilização da proteção individual e defendem o retorno à atividade econômica normal, assim como a reabertura de escolas, apesar da elevação de casos, segundo relatou a reportagem na tarde de hoje.
No estado da Geórgia, o governador republicano Brian Kemp abriu um processo contra a prefeita da capital do estado, Atlanta, para tentar bloquear uma lei que obriga os moradores da cidade a usarem máscaras em público, segundo o G1.
No Brasil, mais de 2 milhões de pessoas testaram positivo, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, e mais de 77, 9 mil pessoas morreram. O país levou 4 meses para chegar a 1 milhão de infectados, e bastaram 27 dias para o número dobrar (país passou a marca de 1 milhão de infectados em 19 de junho), de acordo com o relato do Portal.
Para o diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, no Brasil, como em muitos países, "o vírus está no comando, ele define as regras", segundo o G1.
Á você que está me lendo eu digo : Claro que temos que avaliar que Brasil e Estados Unidos são países continentais, bem diferente da Nova Zelândia e da maioria países europeus.
Mas, por outro lado, o sucesso de alguns países, foi a reponsabilidade de seus governantes em relação ao controle da pandemia. Os países que fizeram seu dever de casa no achatamento da curva da doença, contribuiu para que estes flexibilizassem suas quarentenas com alguma segurança.
No Brasil e nos Estados Unidos, os seus respectivos presidentes negaram a gravidade da doença e focaram apenas na questão da economia. Nos Brasil e nos Estados Unidos, Sempre houveram governadores e prefeitos indo por um lado oposto as orientações do Governo Federal.
Brasil e Estados Unidos, justamente por serem países continentais, deveriam ter mais do que nunca, uma coordenação nacional dos governadores e prefeitos com o governo federal.
Donald Trump, por exemplo, está sendo reprovado pelo seus desempenho no combate ao corona vírus. Jair Bolsonaro sempre foi uma fabrica ambulante de polemicas inuteis,o mandatário brasileiro sempre foi um animador de plateia para seus devotos.
Donald Trump e Jair Bolsonaro há muito já abriram mão de presidir seus respectivos países no combate a pandemia. Pelo contrário. Ambos somente propõem debates inúteis ao contexto que suas nações vivem com a pandemia.
Brasil e Estados Unidos seguem cada vez mais isolados em relação so resto do mundo. Tanto que os nativos desses dois países foram vergonhosamente barrados em território mundial.
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário