terça-feira, 18 de agosto de 2020

A possível prorrogação do auxilio emergencial.

Além de prorrogar o auxílio emergencial, o presidente Jair Bolsonaro deseja criar o programa Renda Brasil ainda neste ano, para começar a vigorar em janeiro de 2021. O primeiro formato do novo programa social, prevê o governo, deve beneficiar 20 milhões de famílias no país, segundo o jornalista Valdo Cruz, no seu blog no Portal G1 da Rede Globo.
A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, junto com o Ministério da Cidadania, trabalha num modelo que prevê o pagamento do novo benefício às 14 milhões de famílias cadastradas no Bolsa Família, mais 6 milhões de famílias que recebem o auxílio emergencial, segundo relatou o Jornalista na tarde de hoje.
Nas reuniões para definir o novo programa social, que seria a marca do governo Bolsonaro na área, o ministro Paulo Guedes tem dito que o cadastro do auxílio emergencial permitiu identificar 6 milhões de famílias que estavam "invisíveis" e "em situação de vulnerabilidade". Essas famílias não recebiam nenhum benefício social, apesar de precisarem deles para sobreviver, de acordo com o comentarista na tarde de hoje.
O auxílio emergencial já foi pago a mais de 60 milhões de pessoas, mas várias podem fazer parte de uma mesma família. Deste total, a equipe do governo Bolsonaro argumenta que uma parcela significativa voltará a ter renda depois de superada a fase mais crítica do combate ao coronavírus. Ou seja, não precisariam mais do benefício, de acordo com o jornalista, na tarde desta terça feira (18).
Desse grupo, porém, 6 milhões de famílias vão seguir em situação de vulnerabilidade e precisam ser incluídas em algum tipo de benefício social. Por isso, os técnicos estão fechando uma primeira versão do Renda Brasil incluindo as 14 milhões de famílias do Bolsa Família e as novas 6 milhões identificadas pelo auxílio emergencial, segundo informou Valdo Cruz na tarde de hoje.
Nesta segunda-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro teve a primeira reunião com o ministro Paulo Guedes e equipe para discutir a prorrogação do auxílio emergencial como a criação do Renda Brasil, de acordo com jornalista . A ideia é prorrogar o auxílio até o final do ano, com um valor do benefício entre R$ 250 e R$ 300. E esse seria também o mesmo valor do Renda Brasil, que começaria a ser pago em janeiro de 2021, de acordo com o jornalista na tarde de hoje.


Á você que está me lendo eu digo: O Presidente Jair Bolsonaro perdeu terreno no eleitorado mais escolarizado. Caro (a) leitor (a): Você que me acompanha aqui no blog, sabe o que eu venho dizendo sobre o senso critico aguçado do eleitorado que rompeu com a politica tradicional e votou em Bolsonaro.
Esse eleitorado é extremamente critico e impiedoso. Esse perfil de eleitorado, não necessariamente votou no mandatário nacional para abraçar o extremismo insano de Jair Bolsonaro.
Pelo contrário. Esse eleitorado mais escolarizado votou em Jair Bolsonaro querendo a retomada econômica, o fim da corrupção e o funcionamento do estado brasileiro. O problema é que o atual mandatário não ofereceu nada do que esse eleitorado mais critico esperava.
Pelo contrário. Bolsonaro flertou com o autoritarismo, ameaçou ministros da Suprema Corte, e ainda caiu em contradição com o discurso moralista adotado na campanha eleitoral. Entretanto, se por um lado, Bolsonaro perdeu terreno com o eleitorado mais instruído, O auxilio emergencial proposto pelo Centrão e pela oposição, caiu no colo do mandatário, dando lhe dividendos políticos com um eleitorado que sempre rejeitou o presidente.
Bolsonaro percebeu que o auxilio emergencial rende votos preciosos, e exatamente por isso, quer prorrogar os gastos com a pandemia. O Renda Brasil é um programa de renda mínima que o ex militar quer para chamar de seu. 
Jair Bolsonaro quer aproveitar os ganhos políticos do auxilio emergencial, e o ministro Paulo Guedes poderá sofrer os mesmos desgastes que Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta já sofreram anteriormente. Já vimos esse filme, e também já vimos como ele termina para os ministros que não se afinam com o atual mandatário brasileiro. Será que a hora de Paulo Guedes está chegando ? Aguardemos os próximos capítulos.

E assim caminha a humanidade.


Imagem : Site Estudo Prático.


O Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo Federal - Estudo ...




Nenhum comentário:

Postar um comentário