sexta-feira, 2 de outubro de 2020

A insegurança econômica no Brasil.

 A produção industrial brasileira cresceu 3,2% em agosto, na comparação com julho, segundo divulgou nesta sexta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de marcar a quarta alta seguida, o ritmo de recuperação do setor mostrou uma desaceleração em relação aos meses anteriores, de acordo com a reportagem do Portal G1 da Rede Globo.

Com o resultado de agosto, a indústria brasileira ainda permanece 2,6% abaixo do nível visto em fevereiro, antes das paralisações e medidas de isolamento para contenção do coronavírus, de acordo com o relatado pelo Portal.

Na comparação com agosto do ano passado, a indústria registrou queda de 2,7% – décimo resultado negativo seguido nessa comparação, de acordo com o relato da reportagem na manhã de hoje.

No acumulado no ano, a indústria ainda acumula perda de 8,6%. Em 12 meses, a queda acumulada ainda é de 5,7%, de acordo com a reportagem do veiculo.

O resultado veio um pouco abaixo do esperado. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de alta de 3,4% e de queda de 2,2% na base anual, de acordo com a reportagem nesta sexta feira (02).

Dos 26 ramos pesquisa, 16 registraram crescimento da produção em agosto. Já no índice das grandes categorias, todas as 4 registraram alta pelo 4º mês consecutivo também, de acordo com o G1.


Á você que está me lendo eu digo : A economia é, geralmente, dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais.
Caro (a) leitor (a) : Na manhã de hoje, o dólar está cotado á R$ 5,64. A economia brasileira já vinha em quadro de estagnação antes mesmo da pandemia do corona vírus chegar ao nosso país. A economia brasileira já vinha tendo um crescimento muito pequeno, mesmo antes da crise sanitária do corona vírus.
A pandemia causou um tombo terrível na economia global. Muito provavelmente, teremos uma recessão global muito complexa, pelo menos até 2023. Entretanto, o Brasil tem uma questão mais complexa em relação aos outros países. A falta de um coordenação nacional causou um descontrole terrível da pandemia do corona vírus no Brasil.
A economia brasileira trabalha em um cenário de alta insegurança sobre um retomada segura. A agitação na economia brasileira, se deve a uma incerteza sobre se haverá ou não uma eventual segunda onda de contaminação no Brasil.
As grandes empresas, de fato, já começam a dar um sinal de recuperação. Mas, entretanto, as pequenas e médias empresas, são os que mais sofrem com as incertezas do mercado interno brasileiro, devido ao total descontrole da pandemia no Brasil.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário