sábado, 31 de outubro de 2020

A pandemia no Brasil.

 O Brasil tem 159.562 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h deste sábado (30), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Desde o balanço das 20h de sexta-feira (30), nenhum estado atualizou as informações.

Veja os números consolidados:

159.562 mortes confirmadas

5.519.528 casos confirmados

Na sexta-feira, às 20h, o balanço indicou: 529 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 159.562 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 433. A variação foi de -12% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nas mortes por Covid, ou seja, quando não houve aumento ou queda significativa no período.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.519.528 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 23.126 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos nos últimos 7 dias foi de 23.411 por dia, uma variação de +16% em relação aos casos registrados em dua semanas. Ou seja, indica aumento em relação aos últimos 14 dias, pelo quarto dia seguido. Essa tendência de alta veio após 83 dias em queda ou em estabilidade.

Cinco estados apresentam indicativo de alta de mortes: Santa Catarina, Espírito Santo, Acre, Amapá e Ceará. Outros 10 estados e o DF têm curvas que apontam queda.

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. No AC, por exemplo, a média estava em 1 permaneceu em 1 no período de duas semanas, resultando em uma variação de +40%. Foi similar ao que ocorreu no AP, onde a média se manteve em 1, e a variação ficou em +17%. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Estados

Subindo (5 estados): SC, ES, AC, AP e CE

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (11 estados): RS, RJ, GO, AM, PA, RO, BA, MA, PE, PI e SE

Em queda (10 estados + o DF): PR, MG, SP, DF, MS, MT, RR, TO, AL, PB e RN

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás, de acordo com o Portal G1 da Rede Globo, neste sábado ( 31).


Á você que está me lendo eu digo : Á você que está me lendo eu digo : Epidemia é a manifestação coletiva de uma doença que rapidamente se espalha, por contágio direto ou indireto, até atingir um grande número de pessoas em um determinado território e que depois se extingue após um período.

Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, todo o planeta Terra
Quarentena é a reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção, de acordo com as explicações técnicas, do meu irmão Bruno de Oliveira Ribeiro, que é médico.
O Brasil se ressentiu muito de uma coordenação nacional no combate a pandemia do novo corona vírus. O presidente Jair Bolsonaro agiu como um animador de plateia para seus devotos bolsonaristas, fazendo um falso dilema entre saúde e economia.
Não fosses as atitudes responsáveis de governadores, prefeitos, e do Supremo Tribunal Federal, que garantiram um período mínimo de quarentena no país, o mandatário nacional teria promovido uma tragédia humanitária ainda maior, em nome do capital financeiro.
O presidente Jair Bolsonaro não se preocupou em nenhum momento com a saúde da população, assim como o norte americano Donald Trump nos Estados Unidos. Claro que temos que ressaltar que o Brasil é um país de dimensões continentais, bem diferente dos países da Europa, Ásia e Oceania. Exatamente por isso, Jair Bolsonaro deveria ter deixado o negacionismo de lado, e ter agido com o mínimo de bom senso.


E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.


Casos de coronavírus e número de mortes no Brasil em 23 de abril |  Coronavírus | G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário