sábado, 7 de novembro de 2020

O machismo familiar no Brasil.

 Grupos de diversos Estados estão convocando protestos nas redes sociais para pedir justiça pela influenciadora digital Mariana Ferrer. O julgamento de uma denúncia de estupro feita pela jovem, de 23 anos, ganhou repercussão nesta semana após o site Intercept Brasil divulgar trechos da audiência em que o advogado do acusado, Claudio Gastão da Rosa Filho, insultou a influenciadora.

Os atos em busca de justiça pelo caso da jovem e de outras mulheres estupradas e humilhadas no ambiente do Judiciário no Brasil estão marcados para este fim de semana, 7 e 8 de novembro. A maioria das manifestações pede para que os participantes usem roupas pretas como forma de protesto e luto à ausência da voz feminina e levem cartazes de repúdio, além de exigir o uso de máscara como proteção contra o novo corona vírus.

Protesto semelhante já foi realizado na noite da última quarta-feira, 4, em frente à sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Dezenas de mulheres com cartazes criticaram a absolvição do acusado no caso Mari Ferrer, o empresário André de Camargo Aranha, e pediram mais respeito e se manifestaram contra a cultura do estupro.

Neste sábado, 7, foram convocadas manifestações em várias cidades do Estado de São Paulo (Jundiaí, Araras, Bauru, São José do Rio Preto), além de Foz do Iguaçu (PR), Belo Horizonte (MG), Florianópolis(SC).

Amanhã, domingo, 8, atos acontecerão na capital paulista, no Masp, em Campinas, Santos, São Carlos, Guarujá (SP), além do Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), Manaus (AM) e Ponta Grossa (PR). A informação é do Portal UOL, neste sábado (07).


A você que está me lendo eu digo :Machismo é a sensação de ser ' viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família".

Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

Tanto o patriarcado quanto o machismo, tem algo em comum. Ambos os conceitos, trabalham com a superioridade do homem em relação a mulher. Ambos trabalham com a cultura do estupro, aonde a mulher é vista apenas como um objeto de posse, a serviço dos homens, sendo culpadas por eventuais violências de ordem sexual.

O Brasil ainda é um país machista, mesmo com as conquistas femininas nos últimos 100 anos. Isso é fato. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. Os italianos e suíços me disseram, que o feminismo é um movimento intelectual, que busca a igualdade de direitos entre homens e mulheres, por meio do empoderamento feminino.

Já aqui no Brasil, eu ouvi coisas como " As feministas são mocréias, que querem destruir os valores da família", " as feministas são piranhas, que odeiam homem e união estável". Então leitor (a), entende o que eu quero dizer?

O Brasil é um país machista e ultrapassado. Os " valores familiares", são um disfarce para transformar as mulheres em um objeto de dominação masculina, como por exemplo " a mulher direita". Por isso eu digo, mesmo sendo homem, ainda bem que existe o movimento feminista.

Ainda bem que existe mulheres com intelecto para fazer um contraponto do machismo brasileiro. Como jornalista, eu apoio integralmente o movimento feminista, no Brasil e no mundo.

E assim caminha a humanidade.



Credito da Imagem :Jornal Estado de São Paulo


Resultado de imagem para feminismo"




Nenhum comentário:

Postar um comentário