quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

A falta de uma republica no Brasil.

 Política algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados. É o Direito enquanto ciência aplicada não só aos assuntos internos da nação (política interna), mas também aos assuntos externos (política externa).

Politicagem é bem diferente . A politicagem é algo relacionado apenas aos interesses pessoais dos envolvidos. O patrimonialismo foi implantado no Brasil pelo Estado colonial português quando o processo de concessão de títulos, de terras e poderes quase absolutos aos senhores de terra legou à posteridade uma prática político-administrativa em que o público e o privado não se distingue perante as autoridades.

O Brasil sempre foi refém de um sistema politico patrimonialista. A conceito de República, se baseia no bom trato da gestão pública. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013, e pude ver países verdadeiramente republicanos.

Esses países não tem o traço patrimonialista brasileiro. O parlamento suíço se baseia em três pilares absolutamente fundamentais. Os três pilares  são transparência, educação e igualdade. Suíça e Itália sabem distinguir claramente o publico e o privado na administração pública.

O parlamento suíço, tem esses três pilares fundamentais, baseado no bom trato da coisa pública. Na Suíça, se pratica a politica republicana, não a politicagem brasileira. Desde que eu acompanho o noticiário, eu sempre percebi a politicagem e a corrupção, como males suprapartidários na politica brasileira.

Em países desenvolvidos, não existe o traço patrimonialista. Em países desenvolvidos, a sociedade funciona sem Lava Jato. Na Suíça e na Itália em 2013, eu me senti como seu eu estivesse em um outro mundo.

Confesso que me bateu uma inveja branca desses dois países. A politica é algo verdadeiramente republicano. A politica nesses dois países, funciona com transparência, educação e igualdade. Os valores verdadeiramente republicanos. O que temos, e sempre tivemos no Brasil, é uma Republica das Bananas.

Um pais incapaz de distinguir publico e privado perante as autoridades publicas. Um pais tão refém de um traço patrimonialista colonial. Um pais que definitivamente, está longe de uma Republica. Uma tristeza. Uma pena.

E assim caminha a humanidade.



Imagem : Jornal O Globo.

No Congresso, só 17,8% dos parlamentares são negros - Jornal O Globo





Nenhum comentário:

Postar um comentário