Na ciência politica, os estudos apontam os espectros políticos entre direita e esquerda. Entretanto, os estudos científicos mais aprofundados, apontam a visão centrista.
De acordo com os estudos tradicionais, os centristas se encontram no eixo central entre a direita e a esquerda no campo politico cientifico. Segundo os cientistas políticos, os centristas defendem pontos de vista considerados de esquerda pela direita tradicional. Entretanto, ao mesmo tempo, os centristas defendem pontos de vista considerados de esquerda pela direita tradicional. Os centristas também são apontados pela ciência tradicional , como pessoas conciliadoras e tolerantes.
A esquerda moderna, se apega ao modelo da Social Democracia Liberal. A Social Democracia Liberal, é uma corrente moderna e contemporânea de uma esquerda liberal. A Social Democracia Liberal, defende reformas sociais econômicas, visando a inclusão social e econômica dos mais vulneráveis dentro de um sistema capitalista de mercado. A Social Democracia Liberal, se baseia no bem estar coletivo em uma economia capitalista de mercado.
Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. A direita moderna, defende o capitalismo com a intervenção mínima do estado no campo econômico. A direita tradicional modernista, defende a competição no livre mercado para atender as demandas coletivas da sociedade.
A Social Democracia Liberal, tem sido a ordem institucional no Brasil, desde a sua redemocratização em 1985. Os conceitos sociais democratas liberais, se fortaleceram como uma corrente política, principalmente com a herança dos anos de arrocho salarial no governo militar, entre 1964 a 1985.
No governo do ex presidente Fernando Henrique Cardoso, a Rede Social Brasileira de Proteção Social, formada por programas de transferência de renda, como a Bolsa-escola e o Auxílio-gás. Para coordenar e articular as ações do governo, foi criado o Programa Comunidade Solidária
No governo do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tivemos a introdução de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome. Durante seus dois mandatos, empreendeu reformas e mudanças radicais que produziram transformações sociais e econômicas no Brasil, que triplicou seu PIB per capita e alcançou o grau de investimento.
Contudo, os anos de Operação Lava Jato, iniciados em 2014, iniciaram uma polarização raivosa entre os sociais democratas liberais e a extrema direita. Extrema direita, que ganhou força no Brasil, com a ascensão de Jair Bolsonaro a Presidência da República.
O PSDB, apontado por muitos como um partido do centro, teve seus caciques protagonizando bizarros escândalos de corrupção. João Doria, se elegeu governador no Estado de São Paulo, embarcando na extrema direita de Jair Bolsonaro.
João Doria pretende alçar voos próprios em 2022. Contudo, o governador paulista sofre alta rejeição na capital de São Paulo. João Doria quer se vender como candidato do centro para 2022. Politicamente, o governador do estado de São Paulo, aposta tudo na vacina corona vacina do instituto Butantan.
Entretanto, não será tão simples o governador João Doria se vender como um centrista na politica. Doria deu declarações radicais durante a campanha de 2018, e é fortemente rejeitado pelo campo progressista. O mandatário do estado de São Paulo, também sofre com a fama de truculento por parte dos professores.
Não será tão fácil para Joao Doria se vender como um politico do centro. Como prefeito de São Paulo, o mesmo João Doria chamou grevistas de vagabundos. ‘Acordem mais cedo, vagabundos’, disse o próprio João Doria a grevistas, segundo o portal poder360.
Ainda assim o governador João Doria tentará se vender como um politico centrista. Resta saber se isso será possível.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário