terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O FIES e o Prouni no Brasil.

 O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa do Ministério da Educação do Brasil, criado em 1999, destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos. De acordo com o site oficial do Pro Uni

O Brasil é um pais muito desigual em nível educacional. Caro (a) leitor (a). A própria história do Brasil ajuda a explicar a herança da desigualdade que temos hoje. Durante 322 anos , entre 1500 a 1822, o Brasil foi colônia de exploração de coroa portuguesa.

Durante o período colonial, a corte de Portugal impediu a construção de escolas e universidades no Brasil. Durante 322 anos de colonização, entre 1500 a 1822, os brasileiros residentes em território brasileiro, não tiveram qualquer acesso mínimo a educação. Somente os brasileiros mais favorecidos na alta burguesia, iriam estudar nas províncias europeias.

Durante o período colonial, tivemos o racismo estrutural também implantado no Brasil pela coroa portuguesa. Para o ingresso em cargos majoritários em serviços públicos, era exigida no Brasil, a chamada "pureza de sangue". Ou seja leitor (a). Para que algum brasileiro tivesse acesso aos cargos majoritários, era necessário a comprovação da "brancura" dos candidatos.

O indice de desenvolvimento humano, se baseia em saúde, educação e renda, para avaliar o desenvolvimento do país. O Brasil ocupa a posição de numero 79 no índice de desenvolvimento humano.

Sim leitor (a). Na América do Sul, o Brasil está atrás de Chile, Argentina e Uruguai no índice de desenvolvimento humano. Caro (a) leitor (a). Não sou contrário a meritocracia. Contudo, falar é um qualquer conceito de meritocracia no Brasil, é completamente inviável. Não existe meritocracia alguma quando um país é totalmente desigual.

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), criado em 1999 no Brasil durante o governo do ex presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e ampliado durante o governo do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , acabou sendo um acerto educacional no Brasil.

O ProUni , o programa Universidade para todos, criado em 2004, no governo do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi um salto educacional ainda maior no Brasil.

O fortalecimento de um pais se dá pela educação igualitária . Se não é possível se alcançar a igualdade dentro de uma economia capitalista, então é absolutamente fundamental que tenhamos politicas de educação para diminuir distancias entre as pessoas.

Uma nação forte se fortalece pela igualdade, e não pela predominância. O FIES  e o ProUni no Brasil, são politicas Social Democratas, que são fundamentais para a diminuição de desigualdades no Brasil. Sim leitor (a). Um pais democrático se constrói  pela igualdade e não pela predominância. A educação é a forma mais humanitária para se diminuir distancias e desigualdades em um sistema capitalista. A educação é uma politica democrática de bem estar social em um pais desigual como o nosso.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site do Ministério da Educação.












Nenhum comentário:

Postar um comentário