domingo, 20 de dezembro de 2020

O Patriarcado e o Machismo no Brasil.

 De janeiro a novembro de 2020, 81 mulheres foram mortas por crimes letais intencionais na Paraíba. Deste total, 29 casos estão sendo investigados como feminicídio. No mês de outubro, oito mulheres foram mortas e um caso é investigado como feminicídio, o que representa 35% do total de mortes violentas de mulheres no mês.

Os números são da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social, solicitados pelo G1 via Lei de Acesso à Informação.

Em relação a novembro de 2019, os números totais diminuíram. No mesmo período do ano passado, todos os casos de mulheres mortas foram investigados como feminicídios. Foram registrados dois.

Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência de violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo.

Em relação ao assassinato de mulheres, o mês mais violento de 2020 foi o de janeiro, quando 11 mulheres foram mortas. Um dos casos está sendo investigado como feminicídio. Importante destacar que, no decorrer do ano, outro caso investigado como feminicídio foi adicionado ao mês de janeiro, mas em junho ele foi descartado. No mês de fevereiro, um novo caso em investigação de feminicídio foi acrescentado nas estatísticas.

Apesar disso, o mês de maio foi que mais registrou feminicídios, com cinco casos em investigação, representando 50% do total de mulheres assassinadas (10) no mês. Nas estatísticas divulgadas sobre o mês de maio, quatro casos estavam em investigação, isto é, um caso foi acrescentado nas investigações da Polícia Civil após o fechamento das estatísticas anteriores.

Proporcionalmente, abril foi o mês com maior número de feminicídios com relação aos casos de mulheres assassinadas. Do total de sete crimes violentos contra mulheres, 4 deles são investigados como feminicídio, o que representa um percentual de 57%. Os outros três casos são homicídios dolosos que podem ter outras motivações.

Além disso, outro ponto a destacar é que depois do mês de junho, quando o número de feminicídios sofreu uma queda de 5 para 1, os números passaram a aumentar. Os dados seguem uma sequência de aumento de pelo menos um caso a cada mês, entre junho e setembro, mas diminuiu - um caso também - em outubro, e um caso em novembro. A informação é do Portal G1 da Rede G1 da Rede Globo, na manhã deste domingo (20).


Á você que está me lendo eu digo : O machismo  é um conceito extremamente viril da autossuficiência masculina. Uma ideologia machista se baseia no conceito da superioridade do homem em relação a mulher.
O patriarcado é um conceito da liderança e da autoridade absoluta do homem em relação as suas mulheres e filhos. Uma filosofia patriarcal se baseia na ideia de que um homem deve exercer na sociedade todos os cargos e postos de liderança no mundo globalizado.
O feminismo é uma ideologia politica que luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres por meio do empoderamento feminino. Muitos homens no Brasil dizem, "Infelizmente existe esse movimento feminista". Como jornalista eu digo, ainda bem que existe.
O Brasil é um pais patriarcal e machista. Quem nega isso, simplesmente vive em ouro país. As mulheres ainda são tratadas como um objeto de dominação masculina. O Brasil ainda trata casos de assedio e feminicidio como algo normal no cotidiano.
O Brasil precisa aprender a respeitar as suas mulheres. As conquistas das mulheres foram excepcionais desde o ultimo século. Contudo, ainda há um longo caminho a percorres rumo a igualdade de gêneros no nosso país. Um país que chama as mulheres feministas de "mocréias" e " piranhas", ainda tem um longo caminho até se livrar do patriarcado e do machismo.
Por isso eu digo caro (a) leitor (a). Eu apoio integralmente o feminismo. E digo, ainda bem que ele existe.

E assim caminha a humanidade.

Feminicídios de janeiro a outubro de 2020 na Paraíba
Mês de maio apresentou maior número de casos

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.

Número de feminicídios diminuiu, mas o número de mortes de mulheres aumentou (janeiro a outubro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário