domingo, 20 de dezembro de 2020

A politicagem no Brasil.

 O último domingo antes do Natal será de eleições em Macapá, última cidade do país a ir às urnas em 2020. A votação do 2º turno que vai definir o novo prefeito da capital do Amapá ocorre das 7h às 17h. O pleito foi adiado por falta de segurança em função da crise energética que deixou o Amapá às escura em novembro. São 292,7 mil eleitores aptos ao voto em 703 seções eleitorais.

Concorrem ao cargo o empresário e jornalista Josiel (DEM) e o médico e deputado estadual Dr. Furlan (Cidadania). No 1º turno, no dia 6, Josiel teve 29,47% dos votos válidos e Dr. Furlan ficou com 16,03%.

No 1º turno, a abstenção ficou em 25,81%, com 75,5 mil eleitores que não votaram. Foi o maior número de faltosos já registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na capital.

O apagão que gerou o adiamento do pleito iniciou no dia 3 de novembro, após um incêndio na principal subestação do estado. O governo federal e a distribuidora de energia garantiram que foi restabelecido em 100% o fornecimento de eletricidade no dia 24 de novembro, 26 dias depois. O Ministério de Minas e Energia informou que a situação deve se tornar segura até o Natal.

A medida afetou somente a capital porque o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) considerou que, nos outros 15 municípios, a segurança do eleitor poderia ser mantida sob controle, com o aparato de segurança disponível. No restante do estado, as eleições ocorreram no dia 15 de novembro. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste domingo (20).


Á você que está me lendo eu digo : Politica é um sistema governamental que é relacionado a administração publica de estados ,municípios e nações. A politica é o direito, enquanto uma ciência, aplicada em assuntos da governabilidade interna( politica interna), quanto em assuntos de governabilidade externa ( politica externa). Em regimes democráticos, os cidadãos se ocupam dos assuntos internos e externos com seu voto e conceito politico.
A democracia é um regime governamental na qual todos os cidadãos diretamente através de representantes eleitos por propostas de desenvolvimento, na criação de leis e exercendo  o direito a livre escolha de pensamento através do conceito universal.
No Brasil, contudo, não se pratica a politica, tão pouco a democracia. Não leitor (a). No Brasil se pratica a velha politicagem. No caso a politica em troca de cargos nos respectivos governos e consequentemente a politica de favores pessoais.
A crise na capital do Estado do Amapá , revela a velha politicagem que marca a politica brasileira desde que eu acompanho os noticiários. E veja bem leitor (a), não adianta atribuir a politicagem a determinados partidos ou correntes politicas de forma especifica.
Caro (a) leitor (a). Você que me acompanha aqui no blog, certamente já leu comentários aonde eu abordo que os males na politica brasileira são pluripartidários. Temos que ter maturidade em analisar certas coisas. A politicagem no Brasil, deve ser analisada de maneira extremamente madura.
Temos que ser mais maduros para não enxergar o mau da politicagem de acordo com as nossas preferencias politicas.


E assim caminha a humanidade.

Candidatos à prefeitura de Macapá, Dr. Furlan e Josiel durante o debate na Rede Amazônica — Foto: John Pacheco/G1


Candidatos à prefeitura de Macapá, Dr. Furlan e Josiel durante o debate na Rede Amazônica — Foto: John Pacheco G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário