domingo, 13 de dezembro de 2020

Reformas sociais no Brasil.

 A Social Democracia Liberal, é uma ideologia política que apoia intervenções econômicas e sociais do Estado para promover o amparo social dentro de um sistema capitalista, é uma política envolvendo Estado de bem-estar social, sindicatos e regulação econômica, assim promovendo uma distribuição de renda mais igualitária e um compromisso para com a democracia representativa. É uma ideologia política originalmente de centro-esquerda, surgida no fim do século XIX.

O Brasil carrega desigualdades sociais terríveis desde o começo de sua história. Durante os 322 anos da coroa portuguesa, entre 1500 a 1822, os lusos proibiram a construção de instituições de ensino no Brasil. Os brasileiros mais abastados, saiam para estudar nas províncias europeias. Já os brasileiros que viviam no Brasil, ficaram a mercê da desigualdade e da miséria.

Durante a colonização, também tivemos a escravidão e o racismo. O racismo no Brasil colonial ja  era apenas institucional , pois  também tinha base legal. Para ocupar serviços públicos da Coroa, da municipalidade, do judiciário, nas igrejas e nas ordens religiosas era necessário comprovar a "pureza de sangue", ou seja, apenas se admitiam brancos, banindo negros e mulatos, "dentro dos quatro graus em que o mulatismo é impedimento". Era exigida a comprovação da "brancura" dos candidatos a cargos.

Mesmo com os progressos no auge da revolução industrial, o Brasil nunca se livrou da herança negativa dos tempos de colonização portuguesa. No governo militar, entre 1964 e 1985, tivemos a politica do arrocho salarial.  Os militares adotaram uma politica de não reajustar o salário mínimo no Brasil de acordo com a inflação.

O arrocho salarial, diminuiu o poder de compra do salário mínimo, aumentando ainda mais a desigualdade no Brasil. Com a redemocratização do país em 1985, nascia aos poucos, a social democracia liberal.

No governo do ex presidente Fernando Henrique Cardoso, tivemos a a Rede Social Brasileira de Proteção Social, formada por programas de transferência de renda, como a Bolsa-escola e o Auxílio-gás.

A Social Democracia Liberal, também continuou no governo do também ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo Lula teve como marcos a introdução de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome. Durante seus dois mandatos, empreendeu reformas e mudanças radicais que produziram transformações sociais e econômicas no Brasil, que triplicou seu PIB per capita e alcançou o grau de investimento.

Contudo, a Operação Lava Jato sangrou completamente os partidos sociais democratas liberais no Brasil. A partir de 2014, nascia uma polarização raivosa entre os sociais democratas liberais e a extrema direita.

A eleição de Jair Bolsonaro em 2018, aumentou ainda mais a polarização radical  entre os socais democratas liberais a extrema direita no Brasil. A classe média brasileira, aderiu a extrema direita, enxergando em Jair Bolsonaro, a figura de um outsider.

Contudo, a pandemia aumentou muito a pobreza no Brasil. Sim leitor (a). Não sou tão ingênuo para não saber que o mundo mudou em relação as épocas dos governos dos ex presidentes FHC e Lula. Mas, entretanto, é hora do Brasil romper com o radicalismo e enxergar a realidade.

O estado deve promover reformas sociais liberais, visando garantir o bem estar dos mais  vulneráveis em um sistema capitalista. O legado pós pandemia, mostra que é preciso se pensar em reformas sociais no Brasil para amparar  os mais necessitados .

Não adianta mais nos apegarmos ao radicalismo. Não adianta enxergar o Brasil segundo a nossa raiva no pudim. A desigualdade e a distancia entre as pessoas, será um legado no Brasil no pós pandemia. Países verdadeiramente democráticos, não promovem o capitalismo selvagem.

Ainda que tomemos com base o mundo de hoje, nossas autoridades publicas devem pensar em reformas sociais no Brasil. É preciso proteger os mais desalentados com o legado pós pandemia no Brasil. A democracia brasileira não pode permitir a adotar  de um capitalismo selvagem.  

Os brasileiros precisam romper com os radicalismos políticos ! O legado pós pandemia, mostra que o Brasil precisa proteger os mais vulneráveis no pós pandemia.  Reformas sociais liberais, deverão ser colocadas em pratica no Brasil. O pais não pode permitir o homem primata capitalismo selvagem.

E assim caminha a humanidade.



Imagem : Site Slyde Player.




A Construção da Desigualdade Racial no Brasil - ppt carregar



Nenhum comentário:

Postar um comentário