sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

O preparo para o exercício da politica.

 A politica é um ciência de alto nível intelectual. A politica se refere as estratégias geopolíticas de um pais para administrar seu território. A politica é uma ciência, enquanto direito, em que se aplica a governança para assuntos internos (politica interna) e assuntos externos (politica externa. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis elegem seu voto e fiscalização dos órgãos de poder, pelo aspecto do sufrágio universal.

O extremismo se caracteriza pela busca de soluções extremas ou revolucionarias para os problemas da sociedade. Na politica, o extremismo se aplica por politicas de caráter extremo nos assuntos internos e externos. O extremismo na politica também se aplica pela falta total de dialogo com outros pontos de vista.

O ex presidente norte americano Donald Trump tinha tudo para se engrandecer na pandemia do novo corona vírus. E essa não era uma tarefa difícil. Tudo o que Trump tinha que fazer era simplesmente exercer a politica no seu lado intelectual . Exercendo a politica, Donald Trump se engrandeceria como o grande lider norte americano no combate ao novo corona vírus.

Mas, o ex presidente Donaldo Trump, fez tudo ao contrário. Trump aplicou uma politica negacionista e totalmente suicida nos Estados Unidos. Trump fugiu das suas responsabilidades no combate a crise sanitária que o país vivia.

Os Estados Unidos acumulam 400 .000 vidas perdidas na pandemia. Os norte americanos foram submetidos ao nível máximo de estresse mental durante a pandemia. Em vez de um líder nacional, o ex presidente Donaldo Trump, foi o próprio efeito colateral do novo corona vírus.

Mas, o que Donald Trump não se deu conta, é que na politica, assim como na democracia nada é imutável. Exceto a própria necessidade da mudança. Donald Trump acabou sentindo nas eleições, a necessidade democrática e urgente da mudança.

Aqui no Brasil, temos um efeito semelhante. Jair Bolsonaro teve tudo para se engrandecer no combate a pandemia. E isso era uma tarefa muito simples. Bastava que Bolsonaro exercesse a politica no seu mais alto nível intelectual. Não foi isso que aconteceu.

O presidente brasileiro, assim como Trump, fugiu das suas responsabilidades no combate a crise sanitárias. Assim como Trump, Jair Bolsonaro sabotou todas as politicas de combate a doença no Brasil.

O negacionismo de Jair Bolsonaro, levou o Brasil aos piores efeitos da pandemia. A "gripezinha" do atual mandatário brasileiro, já ceifou aproximadamente 200. 000 vidas no Brasil. Jair Bolsonaro se negou a exercer a politica. Ao contrário. O extremismo insanos do presidente brasileiro, apenas promoveu atos antidemocráticos e conflitos em todos os cantos do país.

Em vez de liderar o Brasil no combate ao novo corona vírus, o presidente Jair Bolsonaro foi o próprio efeito colateral da doença, assim como Donald Trump nos Estados Unidos. Mas na democracia, assim como na politica, nada é imutável. Na politica, assim como na vida, a única coisa certa, é a própria mudança, algumas vezes bem drásticas. 

A saúde mental de brasileiros e norte americanos, foram para o ralo devido aos efeitos humanitários do novo corona vírus nos dois países. E isso deixa uma certeza. A politica é algo muito complexo. Uma ciência intelectual que exige muito preparo para quem vai exerce-la. O despreparo para o exercício da politica, é algo que traz graves efeitos colaterais aos países. Embora você tenha o direito de discordar caro (a) leitor (a).

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Revista Veja.





Nenhum comentário:

Postar um comentário