Tem sido noticiado na grande imprensa, uma possível explosão nos preços dos combustíveis no Brasil. Tem sido noticiado que o presidente Jair Bolsonaro tem segurado um possível aumento no preço do diesel, visando evitar uma possível greve dos caminhoneiros.
A Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) é uma organização fundada em 15 de Setembro de 1960 por cinco países, (Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela), com sede em Viena, na Áustria, desde 1965.
Para você ter uma ideia leitor (a), em Setembro de 2018, os 14 países membros da OPEP, representavam 44 % da produção global de petróleo, tendo 81,5 % das reservas de petróleo no mundo.
A Organização dos Países Produtores de Petróleo, é quem determina as politicas econômicas globais nos preços dos barris de petróleo. A Organização dos Países Produtores de Petróleo é quem determina a politica econômica da distribuição e comercialização dos barris de petróleo no mundo, a fim de proteger os interesses econômicos dos países membros, garantindo a estabilidade econômica e o retorno de capital aos países que mais produzem petróleo no mundo.
Caro (a) leitor (a). A OPEP foi um marco na distribuição de petróleo no mercado global. Pois a Organização dos Países Produtores de Petróleo, foi um marco na questão da soberania nacional dos países membros sobre os recursos naturais e as decisões da OPEP passaram a ser um marco importante na regulamentação do mercado global de petróleo e nas decisões internacionais.
Então leitor (a). Se você é motorista de carro, moto ou caminhão, esqueça o papo furado de que os governantes dos países irão segurar o aumento nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha. Pura bobagem.
Quem determina a politica econômica nos barris de petróleo, são os países membro da Organização dos Países Produtores de Petróleo. Na economia, a demanda é a procura do consumidor por um determinado bem ou serviço, que se deseja consumir por um determinado período de tempo. Importante ressaltar que procura não necessariamente significa consumo. Pois mesmo com a procura, determinados motivos podem não fazer com que o consumidor não consuma o bem ou o serviço que está procurando. no mercado.
A economia cita que a quantidade de bens ou produtos que o consumidor vai comprar é a chamada quantidade demandada. O que eu quero dizer é que durante a pandemia global do novo corona vírus, vai haver uma procura maior por combustíveis no mercado global. A procura, por sua vez, gera uma demanda maior, que vai aumentar os custos de produção do petróleo no mercado global. E consequentemente, o aumento no custos de produção do petróleo por parte dos membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo, também será repassado nos preços de mercado.
Ou seja. Os paises do mundo estão sujeitos as politicas econômicas dos países membros da OPEP na distribuição dos barris de petróleo. E as variações do mercado tornam impossível os governantes segurarem a estabilidade dos preços do combustível e do gás de cozinha nos seus respectivos países.
Então leitor (a), não caia na conversa furada de que os governantes irão segurar os aumentos nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha. Pura bobagem. Quem determina os preços do combustível e do gás de cozinha nos países, é justamente a politica econômica da Organização dos Países Produtores de Petróleo no mercado global. Sendo assim. Os aumentos nos preços dos combustíveis e do gás de cozinha são inevitáveis.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Site Aula Zen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário