terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

O atraso em um pais que não é necessariamente pobre.

 A estagnação econômica é uma situação em que o produto interno bruto nacional não mantem um crescimento compatível com o potencial econômico do país. A estagnação econômica mantem um crescimento do produto interno bruto incompatível com o potencial econômico de um pais por um período muito prolongado, gerando um crescimento econômico lento, e consequentemente, muita pobreza, muito desemprego, comprometendo o desempenho competitivo do país.

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e riquezas produzidas por um país durante todo o ano. O Produto Interno Bruto é um dos indicadores mais utilizados para na macroeconomia, como o objetivo de avaliar o desempenho econômico de um país ou região.

Em 2020, o Brasil ficou na décima segunda posição entre as maiores economias do mundo. Isso prova que o Brasil não é um pais tão pobre quanto muitos afirmam. No Brasil, a população 1% mais rica, concentra aproximadamente 28,3% da renda total do país, conforme o ranking de desenvolvimento humano. Sim leitor (a). O Brasil perde apenas para o Catar em desigualdade de renda, aonde a população 1 % mais rica, concentra aproximadamente 29 % da renda.

Caro (a) leitor (a). Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. Nesses dois países, o índice de desenvolvimento humano é alto. E também o índice educacional estão entre os mais altos do mundo.

A desigualdade causa a estagnação econômica, e consequentemente o atraso de qualquer país. Em um pais marcado pela desigualdade, toda a sociedade daquele país sai perdendo, toda a nação daquele país sai absolutamente derrotada.

A desigualdade compromete a eficiência econômica e estrutural de qualquer país do mundo. O Brasil precisa de uma revolução na sua educação. Talvez a revolução deveria começar pela educação de base, aonde se tem o inicio de todo o processo.

O Brasil não é um pais pobre, é apenas um pais totalmente desigual. O Brasil deveria começar a ser passado a limpo com uma revolução na sua educação, começando pela educação da base. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013 leitor (a), e pude comprovar pessoalmente o quanto o alto nível educacional da população gera uma economia muito mais eficiente.

O Brasil possui muitas riquezas naturais. O pais precisa avançar no processo educacional, para gerar maior produtividade econômica, e consequentemente, uma economia muito mais eficiente. A desigualdade econômica é um atraso total, aonde todos os nativos daquele pais saem derrotados.

O Brasil precisa começar uma revolução na sua educação, talvez começando pela base. Um pais que está na décima segunda posição entre as maiores economias do mundo, não é necessariamente um pais pobre, como muitos afirmam leitor (a).

O Brasil precisa de um revolução, talvez começando pela educação de base, aonde tudo se inicia. A segunda maior concentração de renda do mundo, leva o Brasil ao atraso econômico e coletivo de toda a nação.

E assim caminha a humanidade.


Imagem : Portal G1 da Rede Globo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário