segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Os direitos humanos.

 Direitos humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos. Os direitos humanos são direitos civis e políticos. Os direitos humanos, são o direito a vida, a liberdade de crença e pensamento e expressão, direito a vida, direito a saúde, direito a propriedade, direito de voto e participação na governança politica, direito de votar e ser votado, direito a educação e a saúde.

Nos tempos da corrupção de ordem suprapartidária que vivemos nos últimos tempos, uma parcela da população brasileira passou a questionar a validade dos direitos humanos.

Sim leitor (a). Ouvi frases como " direitos humanos é coisa pra vagabundo", " direitos humanos só existe pra proteger corrupto", "temos que acabar com os direitos humanos no Brasil" etc...

Na literatura tradicional, a civilização é o conjunto da característica da vida social, intelectual, tecnológica, etc.. A civilização compõe conceitos que definem o desenvolvimento de uma coletividade ou de um pais. A civilização na literatura tradicional, é tudo aquilo que compõe o avanço e o desenvolvimento de um país.

Caro (a) leitor (a). Assim como você esse que vos escreve, também ficou indignado com a corrupção suprapartidária que vivemos nos últimos anos no Brasil. Não sou alheio a sua indignação com a corrupção suprapartidária no Brasil.

Mas, entretanto, isso não pode significar o fim dos direitos humanos. Sim caro (a) leitor (a). Independentemente da nossa indignação com a corrupção, não podemos jamais defender o fim da civilização.

Os direitos humanos são justamente os que tornam o homem contemporâneo um ser civilizado e coletivo. Os direitos humanos existem para separar a civilização da barbárie. Assim como os direitos humanos separam a inteligência da ignorância e da truculência.

Por mais que todos nós tenhamos todo o direito de nos indignarmos com a corrupção suprapartidária no Brasil, isso não pode ser um salvo conduto para que nós brasileiros entremos na truculência.

No mundo contemporâneo, os direitos humanos existem para que sejamos seres civilizados, inteligentes e modernos nos tempos em que nós vivemos. Os direitos humanos são o conceito universal que nos torna seres modernos e evoluídos na civilização contemporânea.

Sim leitor (a). Não sou alheio a sua indignação com a corrupção suprapartidária no Brasil. Entendo perfeitamente sua indignação. Mas isso não pode ser uma justificativa para que abracemos politicas populistas contra os direitos humanos.

Nós vivemos em uma civilização, e não em uma truculência. A truculência é a falta de pensamento critico e intelectual das pessoas. E certamente leitor (a), talvez não seja esse conceito de sociedade que você queira deixar para os (as) seus (suas) filhos (as). Um pensamento critico não provem da truculência.

A politica é a ciência intelectual  que os países adotam para a governança e administração do seu território. A politica, é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para assuntos internos (politica interna) e assuntos externos (politica externa). Nos países democráticos, a politica é uma ciência intelectual e coletiva, aonde todos os cidadão elegíveis participam da governabilidade, através de seu voto e militância politica. Ou seja. Como você pode averiguar caro (a) leitor (a). A politica, na sua essência, nada tem a ver com a truculência coletiva.

Portanto leitor (a). Independentemente do nosso grau de indignação com a corrupção suprapartidária no Brasil. Não podemos abraçar qualquer discurso populista contra os direitos humanos. Pois politicas contra os direitos humanos afetam a sociedade e a liberdade de pensamento entre as pessoas.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Guia do Estudante. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário