segunda-feira, 21 de junho de 2021

A hora do pacifismo global.

 A única central nuclear do Irã, localizada na cidade de Bushehr (sul), foi fechada nesta segunda-feira por "alguns dias" após uma "falha técnica" de natureza não especificada, informou a Organização de Energia Atômica do Irã (OIEA).

"Após uma falha técnica na central Bushehr (...) foi paralisada temporariamente e desconectada da rede elétrica nacional", afirma a OIEA em um comunicado.

"Naturalmente, depois de corrigida a falha técnica, a central voltará a ser conectada à rede elétrica nacional", completa o texto.

Equipada com um reator de 1.000 MW, a central foi construída pela Rússia e iniciou as operações em 2013.

Bushehr é um porto no Golfo, mais próximo das capitais de várias monarquias da Península Arábica que de Teerã. A central, construída em uma área na qual os terremotos são frequentes, preocupa estes países.

Os países árabes do Golfo vizinhos do Irã já expressaram em várias oportunidades a preocupação com a confiabilidade da central e o risco de vazamentos radioativos em caso de um grande terremoto.

Em abril, a região de Bushehr foi abalada por um terremoto de 5,8 graus de magnitude, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), que deixou cinco feridos, de acordo com a imprensa estatal iraniana.

"Todas as instalações, equipamentos e edifícios da central nuclear de Bushehr estão em perfeito estado e suas atividades não foram interrompidas pelo terremoto", afirmou na ocasião o departamento de Relações Públicas da central, citado pela agência oficial Irna.

- 20 centrais nucleares -De acordo com a empresa nacional de distribuição de energia elétrica, a central de Bushehr passa por trabalhos de "reparo", de natureza não revelada e que podem prosseguir até o fim de semana (sexta-feira no Irã).

A empresa pediu aos iranianos que limitem o consumo para não saturar a rede durante o período de muito calor.

Em maio, Teerã e várias cidades iranianas sofreram apagões, que a imprensa local atribuiu à seca que afetou a geração de energia elétrica, assim como à mineração de criptomoedas, uma atividade que consome muita energia elétrica.

O então presidente Hassan Rohani anunciou em maio que a mineração de criptomoedas estava proibida até o fim do verão (hemisfério norte, inverno no Brasil).

Em 2016, empresas russas e iranianas começaram a construir outros dois reatores de 1.000 MW em Bushehr.

O país, grande produtor de petróleo e gás, deseja construir até 20 centrais nucleares para diversificar seus recursos energéticos e depender menos dos combustíveis fósseis para o consumo interno.

Após anos de tensões por seu polêmico programa nuclear, O Irã assinou um acordo em 2015 com a comunidade internacional

O pacto oferecia à República Islâmica um alívio das sanções ocidentais e da ONU em troca do compromisso de que o país não desenvolveria armas atômicas e de uma drástica redução de seu programa nuclear, sob rígido controle das Nações Unidas.

Mas o acordo foi prejudicado em 2018 pela decisão do ex-presidente americano Donald Trump de abandonar o pacto e restabelecer as sanções de Washington.

Atualmente, negociações estão em curso em Viena para tentar salvar o acordo com o retorno dos Estados Unidos. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta segunda feira (21).


Á você que está me lendo eu digo : A Organização das Nações Unidas, ou simplesmente Nações Unidas é uma organização intergovernamental, criada com o intuito de promover a cooperação internacional.

Uma substituição a Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de Outubro de 1945, após o termino da segunda guerra mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele no mundo. Na altura da sua fundação, a ONU tinha 51 países membros, hoje são aproximadamente 193 países. A sede da ONU está localizada em Manhattan, na cidade de Nova York, possuindo  extraterritorialidade. Outras sedes da ONU  estão localizadas em Genebra, Nairóbi e Viena.

A ONU é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos seus países membros. Os objetivos da ONU são manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento  econômico e no progresso social. A ONU também tem a função de proteger o meio ambiente e também promover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.

O número de integrantes cresceu bastante após o grande processo de descolonização na década de 1960, ocorrido principalmente na África, na Ásia e na Oceania, e, na década seguinte, seu orçamento para programas de desenvolvimento social e econômico ultrapassou em muito seus gastos com a manutenção da paz. Após o término da Guerra Fria, a ONU assumiu as principais missões militares e de paz ao redor do globo, com diferentes níveis de sucesso. A organização foi laureada com o Nobel da Paz em 2001, e alguns de seus oficiais e agências também ganharam o prêmio. Outras avaliações da eficácia da ONU são mistas. Segundo as informações colhidas do site oficial das Nações Unidas no  Brasil.

Caro (a) leitor (a). Não sou especialista em politica internacional. Longe disso. Também não sou formado em ciências politicas. Longe disso. Minha única formação acadêmica é um simples curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Contudo, pelo que eu acompanho nos noticiários, a ONU  deve mediar a questão sobre o programa nuclear do Irã. Entretanto, a questão  deve ser resolvida por meios pacifistas, abolindo completamente as soluções militares pelo conflito armado.

O mundo já vive a tensão da pandemia global do novo corona vírus. A pandemia do novo corona vírus já provocou muita tensão no globo mundial. A ONU deve fiscalizar o programa nuclear do Irã. Contudo, o impasse deve ser resolvido de maneira pacifica leitor (a). Sem quaisquer tensões.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário