quinta-feira, 24 de junho de 2021

A violência contra a mulher.

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) pediu a quebra do segredo de justiça do caso Izadora Mourão durante a audiência de instrução e julgamento, ocorrida na quarta-feira (23). A advogada Izadora dos Santos Mourão, de 41 anos, foi encontrada morta com vários golpes de faca dentro do quarto do irmão, João Paulo, no dia 13 de fevereiro, em Pedro II.

Tanto o irmão, como a mãe da vítima, Maria Nerci dos Santos Mourão, foram indiciados pelo crime. João Paulo por homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, método que impossibilitou a defesa da vítima e por feminicídio. E Maria Nerci por como coautora do crime. Ela deve responder ainda por fraude processual.

De acordo com as investigações policiais, o irmão, depois de matar a advogada, foi dormir no quarto da mãe e Maria Nerci, ainda segundo a polícia, ligou para a empregada doméstica e ordenou que ela lavasse o quarto onde aconteceu o crime, possivelmente para destruir evidências.

A Comarca de Pedro II, onde o processo está sendo julgado, decretou sigilo do caso ainda na fase de investigação. A medida foi tomada por conta da grande repercussão do caso, e visa evitar boatos e erros que possam atrapalhar o curso do processo.

Agora, o juiz decidirá pela pronuncia ou impronuncia dos acusados e sobre a quebra ou não do sigilo. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quinta feira (24).


Á você que está me lendo eu digo : O machismo se baseia na ideia da virilidade e da autossuficiência masculina na sociedade. No pensamento machista, o conceito intelectual se baseia na superioridade dos homens em relação as mulheres na sociedade.

O patriarcado se baseia no poder primário dos homens na sociedade. O patriarcado é um conceito filosófico que mantem os homens predominando sobre todos os cargos de liderança politica, baseado na autoridade moral, privilégio social e controle total sobre as mulheres e crianças.

A misoginia é ódio e a aversão dos homens as características e valores femininos. A aversão aos valores femininos se aplica com atitudes extremamente intolerantes e agressivas por parte dos misóginos, que visam a manutenção de desigualdades e hierarquia entre os gêneros. Ou seja. Os misóginos focam sua aversão aos valores femininos mantendo atitudes do machismo e do patriarcado.

O feminicidio é um crime de ódio baseado em questão de gênero. O Feminismo é um crime de ódio aonde a vitima é morta simplesmente por ser uma mulher. O feminicidio se caracteriza pelo ódio e aversão ao sexo feminino.

Como jornalista e cidadão, eu fico triste em saber que eu vivo em um pais machista e misógino. As noticias das violências contra as mulheres me causam profunda tristeza. Me causa ainda mais tristeza, saber que no Brasil, a misoginia e o machismo, são características disfarçadas no conceito conservador da manutenção dos "valores tradicionais da família". Isso me causa profunda tristeza.

Um pais que é uma das dez maiores economias do mundo, conviver com a misoginia e o machismo, me causam uma dor e uma tristeza muito profunda. E me causa mais tristeza saber que a misoginia e o machismo são alimentados pela manutenção dos " valores tradicionais". Muito triste isso.

Um pais que é uma das dez maiores economias do mundo, conviver com a misoginia e o machismo, me causam uma dor e uma tristeza muito profunda. E me causa mais tristeza saber que a misoginia e o machismo são alimentados pela manutenção dos " valores tradicionais". Muito triste isso.

 E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário