segunda-feira, 13 de setembro de 2021

A luta contra o machismo e o patriarcado.

 Um homem de 45 anos, tenente-coronel do Exército, do Grupamento de Engenharia de João Pessoa, foi preso no fim da noite deste domingo (12), no bairro de Tambauzinho, suspeito de agredir a esposa de 48 anos.

De acordo com a Polícia Civil, o histórico de violência e traição, por parte dele, já era recorrente. Durante uma discussão neste domingo, ele teria dado um tapa no rosto da mulher.

A polícia foi acionado e, com o apoio de um oficial do Exército, conseguiu deter o homem, que por um tempo ficou trancado dentro de um quarto até a polícia arrombar a porta. Ele foi encaminhado para a Delegacia da Mulher, no bairro do Geisel, em João Pessoa. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta segunda feira (13).


Á você que está me lendo eu digo : O patriarcado é um modelo de hierarquia social aonde os homens são predominantes em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e o controle total das propriedades privadas. O patriarcado tradicional, dentro da hierarquia moral e social, garante aos homens a autoridade moral, autoridade cívica e o pleno poder sobre as mulheres e as crianças, não somente no núcleo familiar, mas também dentro da estruturas da sociedade.

O machismo é sensação de ser " viril" e "autossuficiente" no orgulho masculino. O machismo tradicional está associado a um forte orgulho masculino e uma masculinidade exacerbada, na qual se afirma a superioridade total dos homens em relação as mulheres dentro da sociedade. Dentre o conceito da plena superioridade do homem em relação á mulher na sociedade, o machismo tradicional se apoia no conceito social e moral, no qual um homem tem a total e absoluta responsabilidade de prover, sustentar e defender a sua família. E dentre a responsabilidade do homem provedor, o machismo tradicional prega a inferioridade da mulher em relação ao homem na estrutura social.

A misoginia é um conceito na qual um homem tem total aversão as mulheres e aos valores femininos. A misoginia se aplica na violência e na opressão dos misóginos em relação as mulheres, aonde se caracteriza o desprezo as mulheres na sociedade.

O Brasil é um país extremamente patriarcal e machista. Mesmo com todas as conquistas das mulheres nos últimos 100 anos pelo menos, ainda existe o conceito machista da mulher como um objeto de posse.

O Brasil ainda é um pais que aplica o patriarcado e o machismo, em um conceito social na qual se considera que os homens são superiores as mulheres. Um conceito machista que se aplica na violência e no conceito da dominação sobre as mulheres na sociedade.

Como cidadão e jornalista, eu apoio todas as lutas intelectuais das mulheres contra uma sociedade patriarcal e machista, como a sociedade brasileira.


E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário