quarta-feira, 20 de outubro de 2021

A condenação do jornalista do Blog do Paulinho.

 Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação, aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários.

A legislação é o conjunto de leis acerca de determinada matéria. A legislação é a ciência das leis que compões um império jurídico. A legislação é a totalidade das leis em um Estado ou um determinado ramo do direito.

A lei é o preceito da autoridade soberana. A lei á prescrição dos poderes executivos, legislativo e judiciário em uma Republica Federativa. A lei são as regras e normas de vida em uma sociedade. A lei é uma norma e um preceito do direito moral em uma sociedade constituída. Isso segundo as explicações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

O jornalista investigativo Paulo Cezar de Andrade Prado (49), editor do blog do Paulinho, foi preso por crime de difamação. A Policia Civil de São Paulo cumpriu um mandato de prisão da 26ª Vara Criminal de São Paulo.

O jornalista do blog do Paulinho foi condenado a cumprir pena de cinco meses, no regime semiaberto, pelo crime de difamação contra Paulo Garcia, dono da Kalunga, pelo juiz Marcos Vieira de Moraes, que negou o pedido de cumprimento da pena em regime aberto.

A calunia consiste em atribuir falsamente a alguém a autoria de um crime. Consiste em calunia a narração pública de um delito. Difamação é um imputar um fato ofensivo a reputação de alguem e outras pessoas tomarem conhecimento do fato imputado.

A injuria consiste na ação deliberada em ofender a honra e a dignidade de alguém. Isso segundo as explicações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes. 

Bom leitor (a). Como jornalista por formação, presto minha solidariedade ao meu colega do Blog do Paulinho. Sim leitor (a). É certo, que por oficio, nós jornalistas precisamos nos posicionar. Sim leitor (a). É certo, que nós jornalistas, precisamos nos comunicar.

Contudo, também é certo que os jornalistas dos grandes meios de comunicação, são extremamente protegidos contra processos judiciais. Sim leitor (a). Se compararmos aos jornalistas dos grandes veículos da mídia, o jornalista do blog do Paulinho, por exemplo, é extremamente desprotegido contra processos judiciais.

Eu acho a prisão jamais  aconteceria com um jornalista da grande mídia em um país como o Brasil. Jornalistas da grande mídia, são protegidos contra ações judiciais. O que não acontece com o jornalista do Blog do Paulinho .  Esse blogueiro e jornalista, que vos fala na manhã desta quarta feira, é portador de deficiência.

Sendo jornalista por formação, sei que preciso me posicionar. Contudo, assim como o jornalista do Blog do Paulino, sei o quanto eu sou extremamente desprotegido em termos judiciais. Desde que eu iniciei meus blogs, em Março de 2018, eu, tenho como guia, o meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

O exercício do jornalismo é extremamente difícil em um país marcado por jogo de interesses como o Brasil. A critica jornalística, acaba incomodando muito os donos do capital e do poder, especialmente em um país como o Brasil.

Contudo, não custa nada lembrar o que diz a Constituição sobre o exercício do Jornalismo. A Constituição diz que nenhuma lei conterá qualquer dispositivo que possa impedir qualquer embaraço a plena liberdade de informação jornalística em qualquer veiculo de Comunicação Social. 

A Constituição diz que será vedada qualquer censura de natureza politica, ideológica e artística ao pleno exercício do Jornalismo. Segundo o meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes. E a Constituição Federal ainda garante aos Jornalistas o pleno sigilo da fonte no exercício  profissional. 

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Blog do Paulinho .




Um comentário: