domingo, 24 de outubro de 2021

A necessária racionalidade fora da nossa orientação política.

 A globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Entretanto, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.

A diplomacia é um instrumento de politica externa para o estabelecimento e desenvolvimento dos contatos pacíficos entre os governos de diferentes países, pelo emprego de diplomatas mutuamente reconhecidos pelos paises no mundo.

Politica é a ciência moral e normativa de governo em uma sociedade civil. A politica é a organização econômica, diplomática e social das nações ou dos estados. A politica é a ciência. enquanto direito, que é aplicada em assuntos internos (politica interna) e assuntos externos ( politica externa) . Nos países democráticos, os cidadãos exercem o pleno poder politico, por meio do voto, do livre pensamento crítico e da sua militância no sufrágio universal.

Democracia é um regime politico em que todos os cidadãos elegiveis participam em plena igualdade - diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta , no desenvolvimento e na criação das leis que irão regulamentar a nação ou o estado. Na democracia, os cidadão nativos, exercem o poder politico, através do livre pensamento crítico, através do seu voto e da sua militância politica na sociedade vigente.

Antes de mais nada leitor (a), eu quero lamentar profundamente os meus 605 mil compatriotas que perderam suas vidas para a Covid 19. Na manhã deste domingo, eu lamento por todos (as) leitores (as), que tiverem perdido algum ente querido para a Covid 19. Que o tempo traga a paz em seus corações.

Os primeiros casos da Covid 19, foram detectados na China no final de 2019. Desde então, governantes de alguns países, tentam manter sua militância ativa, criando teorias conspiratórias para a origem da Covid 19.

Sim leitor (a). Conforme você já leu em outras postagens, eu já havia abordado, que em índice mundial  de liberdade de imprensa, a China ocupa a posição 176, no ranking de 180 países. Sim leitor (a). Eu já havia abordado em outras postagens, a falta de liberdades civis na China, no qual há a maior censura virtual do mundo.

Sim leitor (a). Eu não concordo com ditaduras ( seja uma ditadura de direita ou esquerda). Sim leitor (a). Eu não concordo com a falta de liberdade de imprensa e liberdades civis na China.

Contudo leitor (a), sendo habilitado em Jornalismo no curso de Comunicação Social desde Dezembro de 2016, eu aprendi a me guiar pela racionalidade, independentemente da minha orientação política.

Sim leitor (a), por mais que não concorde com a falta de liberdade de imprensa na China, me parece uma canalhice política muito grande, querer estigmatizar o governo chinês pela pandemia global da Covid 19.

Sim leitor (a). Sendo habilitado em Jornalismo no curso de Comunicação Social, eu aprendi a me orientar por fatos, sem me guiar pela minha orientação política.

Caro (a) leitor (a). Não se pode estigmatizar o governo chinês (ainda que não concorde com a forma de governo), em um contexto de pandemia em um mundo mundialmente conectado.

Sim leitor (a). Conforme eu já havia abordado em outras postagens, todos nós temos o direito legitimo de termos nossas orientações políticas. Sim leitor (a). Conforme eu já havia comentado em outras postagens, o direito a livre orientação política, é algo mais do que sagrado em uma democracia ok ?

Mas, entretanto, é preciso racionalidade para analisarmos um contexto pandêmico em um mundo mundialmente conectado em que nós vivemos hoje.

Ainda que não concorde com a falta de liberdade civil na China, não me parece justo querermos estigmatizar o presidente chinês, em uma pandemia global em mundo mundialmente  globalizado  em que nós vivemos nos dias atuais.

Sim leitor (a). Democraticamente lhe dou o direito de não concordar com este jornalista. Contudo, me parece uma tremenda canalhice política, querer estigmatizar o governo chinês, em um contexto de pandemia em um mundo mundialmente  conectado como o que nós vivemos hoje.

Os governantes que fracassaram no combate ao novo corona vírus, são justamente os que querem estigmatizar a China pela pandemia da Covid 19. 

Nós vivemos em uym mundo mundialmente mundialmente  conectado e mundialmente globalizado entre as nações do mundo. Sendo assim leitor (a). Não me parece justo querermos estigmatizar o governo  chinês pela pandemia da Covid 19. Ainda que eu não concorde com a falta de liberdade civil na China.

Confira no link á seguir leitor (a), na Wikipédia, o índice de liberdade de imprensa no qual abordei no texto.  https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_Liberdade_de_Imprensa

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Jornal da Record . Portal R7.




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário