segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Minha solidariedade aos meus colegas jornalistas.

 Ontem, foi noticiado nos grandes veículos de imprensa, as agressões aos meus colegas jornalistas, por seguranças que escoltavam o presidente Jair Bolsonaro, durante o passeio do mandatário na cidade de Roma na Itália, no dia de ontem.

Jornalismo é a coleta, investigação e analise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideia e pessoas que são noticia e que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo também se aplica a ocupação, aos métodos de coleta de dados e á organização de estilos literários.

Politica é algo relacionado a grupos sociais que integram a nação. A Politica é algo que tem a ver com a organização e a administração de nações ou estados. A Politica á ciência, enquanto direito, que é utilizada não somente para assuntos internos da nação ( politica interna), mas também para tratar de assuntos externos ( politica externa). Nos países democráticos, os cidadãos nativos exercem a governabilidade politica, através do voto, da sua militância e do livre pensamento intelectual e critico no contexto social.

A Diplomacia é um instrumento da politica externa para o estabelecimento e desenvolvimento dos contatos pacíficos entre os governos de diferentes paises, por meio de diplomatas mundialmente conhecidos pelos respectivos países no exercício intelectual e pleno da governabilidade democrática.

A Politica externa é um conjunto de estratégias governamentais que um pais adota no objetivo de alcançar êxito nas suas relações governamentais com os demais países do mundo. A politica externa normalmente é planejada de modo estratégico, aonde se visa a proteção dos interesses diplomáticos, políticos e econômicos de um pais em um mundo globalizado. A politica externa visa a proteção da governabilidade e da prosperidade econômica de um país.

Como jornalista, presto minha solidariedade aos meus colegas que foram covardemente agredidos pelos seguranças do presidente Jair Bolsonaro no dia de ontem.

O populismo é um conjunto de práticas que justificam em um apelo ao "povo", normalmente contrapondo este grupo á uma elite. No populismo tradicional, o "apelo ao povo", sempre é colocado no centro das discussões, impendentemente da viabilidade do tema em questão na pauta de discussão.

Desde a sua posse, em Janeiro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro jamais se preocupou com a governabilidade do Brasil. Ao contrário. O atual mandatário sempre apelou a discursos populistas, mobilizando seus devotos á um suposto conceito da moralidade.

Desde que eu acompanho os noticiários, ainda em meados da década de 1980, o jornalismo profissional sempre fez criticas ao exercício do poder no Brasil. A critica do jornalismo aos detentores do poder no Brasil, sempre faz parte do contexto, desde a redemocratização do Brasil em 1985.

Contudo, no governo de extrema direita de Jair Bolsonaro, os jornalistas que não rezam por suas politicas ultraconservadoras, são trados como "inimigos". O presidente Jair Bolsonaro sempre estimulou o ódio aos que não rezam por suas ideias ultraconservadoras.

As agressões de ontem aos meus colegas jornalistas, apenas refletem as praticas de ódio do governo de extrema direita do presidente Jair Bolsonaro. Contudo, na sua ideologia do ódio, o presidente Jair Bolsonaro simplesmente se esquece do significado da palavra democracia.

A democracia é um regime politico em que todos os cidadãos elegiveis participam igualmente - diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Em uma democracia, os cidadão nativos exercem o poder politico, com seu voto e o seu livre pensamento intelectual, exercendo a governabilidade politica no sufrágio universal.

O presidente Jair Bolsonaro, eleito pelo voto em 2018, atenta contra os princípios democráticos, ao incentivar o ódio aos que dele discordam. Conforme eu já comentei em outras postagens, existe lugar para todas as formas de pensamento em uma democracia.

Sim leitor (a). Conforme você já leu em outras postagens, em uma democracia, existe lugar para progressistas, liberais e até conservadores. Em uma democracia plena, há lugar para todos. Contudo, não existe lugar para aqueles que querem destruir os pilares democráticos. Em uma democracia. Não existe lugar para farsantes que queiram esmagar os pilares democráticos.

A plena liberdade de imprensa e o direito dos jornalistas ao sigilo das fontes, são prerrogativas da Constituição Federal do Brasil de 1988. Ao estimular as agressões aos meus colegas jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro, simplesmente atenta contra os principios constitucionais, os quais deveria resguardar como chefe do executivo nacional.

Como cidadão e jornalista, eu respeito todas as formas do livre pensamento. Durante a graduação em Comunicação Social, eu convivi com diferentes formas de pensamento. 

Na democracia existe lugar para progressistas, liberais e até conservadores. Em uma democracia, somente não existem lugar para quem quer destruir os pilares democráticos.

Minha solidariedade aos meus colegas jornalistas, que foram covardemente agredidos no dia de ontem.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Portal Imprensa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário