A Selic é a taxa básica de juros na economia. A taxa Selic é o principal instrumento utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. A Selic influencia todas as taxas de juros no país, como as taxas de juros para empréstimos, as taxas dos financiamentos e das aplicações financeiras.
A Taxa Selic se refere as taxas de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia. O Banco Central do Brasil deve operar no mercado dos títulos públicos para que a Taxa Selic no Brasil esteja alinhada com a Selic que é definida na reunião do Comitê de Politica Monetária do Banco Central (Copom). Segundo minha consulta no site oficial do Banco Central do Brasil.
De acordo com o Portal G1 da Rede Globo, o Comitê de Politica Monetária (Copom), irá se reunir nesta quarta feira (08), para definir a taxa básica de juros da economia. O G1 noticiou que está previsto o sétimo aumento consecutivo da Selic, que passaria de 7,75 % para 9,25% ao ano.
Não sou formado em Economia. Também não sou formado em Administração. Longe disso. Minha única formação, é a habilitação em Jornalismo, na Comunicação Social.
A taxa Selic terá influencia no nosso bolso. Quanto maior a taxa Selic, maiores serão os juros que o contribuinte paga pelos empréstimos feitos nos Bancos. Contudo, a poupança rende mais com a taxa Selic mais alta.
Entretanto leitor (a), o aumento da Taxa Selic, também alavanca os preços dos produtos, o que acaba diminuindo o poder de compra dos consumidores de uma maneira geral. Com a ausência do consumo, devido as altas excessivas dos preços, os estabelecimentos comerciais são forçados a reduzir os custos dos produtos.
Caro (a) leitor (a). Na manhã desta quarta feira, o dólar está operando a R$ 5,61 centavos no Brasil. O Brasil sofre com a alta desvalorização do real no mercado externo. A desvalorização do real, alavanca a alta do dólar, o que também alavanca a Taxa Selic no Brasil.
Com a desvalorização do real e a alta do dólar, o Banco Central do Brasil, tem que aumentar os juros para controlar a inflação no país.
Sendo assim. Conforme eu digo nas postagens. O Brasil precisa estabilizar as relações entre os Poderes da República. Sim leitor (a). Os contribuintes pagam muito caro quando existem tensões nas relações entre os Poderes da República no Brasil.
O contribuinte brasileiro acaba pagando um altíssimo preço com as seguidas desvalorizações da moeda brasileira no mercado internacional.
Os seguidos aumentos no combustível e no gás de cozinha, também acabam alavancando o aumento da Selic no Brasil. E os trabalhadores assalariados são aqueles pagam a conta mais salgada nesse bolo.
Que o Brasil encontre a pacificação entre os seus Poderes da República.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário