quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

A obediência e medicina e a ciência.

 O médico Drauzio Varella comentou, na manhã desta quarta-feira (12), as medidas tomadas pelo governo da Bahia, em relação à pandemia da Covid-19. Em todo o estado, bares, restaurantes e outros estabelecimentos estão sendo obrigados a pedir o comprovante de vacinação do público.

Para Drauzio, que também é cientista, a medida é eficaz porque a Bahia é um dos grandes destinos turísticos do país. Ele explica que, com o avanço da variante ômicron, o comportamento de contaminação do coronavírus mudou.

“Nós temos que entender que a pandemia ainda não acabou. Não só não acabou, como houve seleção de uma variante, que é essa ômicron, que é uma variante muito contagiosa. A Bahia é um destino turístico importante aqui no Brasil. Eu tenho visto uma quantidade de gente que volta para São Paulo, agora depois das festas de fim de ano, infectada dos lugares mais turísticos da Bahia. São famílias inteiras", ponderou.

"Normalmente, a Covid até aqui pegava uma pessoa ou duas da mesma família, outros escapavam. Às vezes a gente via um casal, um com Covid e o outro – embora dormisse na mesma cama – não pegava. Agora não, agora se espalha pela família inteira".

O pedido de comprovante de vacinação tem sido rechaçado por representantes da categoria, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Drauzio reforçou a necessidade dessa medida.

"Alguma coisa as autoridades têm que fazer. Nós temos que nos colocar na pele deles. Você governador, prefeito, secretário da Saúde municipal ou estadual, o que vai fazer quando surge uma variante que vai infectar uma quantidade absurda de gente? Felizmente, ela parece que é menos agressiva e parece que a vacina, embora não impeça que a gente contraia o vírus, impede de ter uma doença mais grave", avaliou ele

"Eu acho que, durante toda a minha carreira, em mais de 50 anos de medicina, eu não vi um vírus que se transmitisse com tanta facilidade. O número de mortes não está acompanhando o número de casos, felizmente. Mas alguma coisa tem que ser feita”.

O médico também falou sobre a importância da vacinação, nesse novo momento crítico de contaminação da Covid-19.

"A gente tem certeza de que a vacina protege contra os casos graves, as internações em UTI e as mortes, porque foi assim que elas foram testadas. Quando se tem uma variante que se dissemina dessa maneira, ela vai fatalmente atingir pessoas que têm o sistema imunológico debilitado, vai atingir pessoas que não se vacinaram, gente de idade, as crianças todas abaixo de 11 anos que não estão vacinadas no Brasil, infelizmente". A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quarta feira (12).



Á você que está me lendo eu digo : Epidemia é o aumento fora do comum de pessoas contraminadas por uma doença em determinada localidade.
A epidemia é uma doença infecciosa e contagiosa que se espalha ou ataca com rapidez um grande número de pessoas em uma determinada região.
A pandemia é disseminação de uma nova doença e o termo pandemia é utilizado quando uma epidemia, ou um surto afeta uma região e se espalha por diversos continentes no mundo. De acordo com as explicações do meu irmão Bruno de Oliveira Ribeiro, que é médico.
Em se tratando de saúde, é necessária as medidas mais conservadoras possíveis. Na manhã desta quarta feira, o Brasil já contabiliza 621 mil vidas perdidas para o novo corona vírus.
A Sociedade é uma associação em que varias pessoas compartilham valores culturais é éticos, estando sob um mesmo regime politico e econômico. A Sociedade é uma coletividade em que as pessoas estão sob um mesmo território, compartilhando as mesmas regras de convivência mutua.
A Sociedade é um sistema organizado e ordenando por uma estrutura social, sob regras de convivência harmônica e organizada. A Sociedade é organizada por estruturas politicas e econômicas, Igreja, Estado, Escola, Família etc..., que são instituições que ensinam regras de convivência, formalizando o o repertório de prescrições, formalizando a identidade cultural, estabelecendo as regras para uma convivência harmônica e democrática entre pessoas de diferentes conceitos de identidade, raça e clero.
A Sociedade é uma norma coletiva que estabelece as regras de convivência harmônica, democrática e civilizada entre pessoas de diferentes identidades culturais, de gênero, raça e de diferentes conceitos de pensamento critico. 
A Sociedade tem o dever de punir pessoas que não cumprem as regras estabelecidas pela estrutura de convívio social e coletivo, estabelecidas as regras da democracia, civilidade e socialização coletiva das pessoas que compartilham uma mesma nação dentro de um território. Isso segundo as aulas sobre ética, da professora, jornalista e doutora Nadini de Almeida Lopes, quando eu cursava o oitavo e ultimo período do curso de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Legislação é um conjunto de leis que regulariza determinada ciência, ou ainda um conjunto de leis que organiza a vida de um pais . Ou seja em linguagem popular se chama ordem jurídica e que estabelece condutas de ações aceitáveis e recusáveis de um individuo, instituição, empresa entre outros.
O Estado de Direito é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual todos os cidadão de um pais são submetidos ao império do Direito. O Estado de Direito é um império jurídico, que é ligados as normas constitucionais, ao conjunto de leis e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de Direito estabelece normas jurídicas dentro de um império democráticos, no qual até mesmos os governantes do estado estão submetidos as normas já existentes. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena ne Moraes.
A Lei brasileira prevê a obrigatoriedade da vacinação no Brasil. A Lei brasileira prevê que é valida a previsão da vacinação obrigatória como medida possível a ser adotada pela União e Entes da Federação em emergências de saúde pública, como melhor forma de realizar o direito fundamental a saúde, respeitadas as limitações legais.
A Lei brasileira prevê que cabe as organizações de ações de vigilância sanitária e epidemiológica e sobre o Programa Nacional de Imunizações, determina que compete  ao Ministério da Saúde a definição das vacinações de caráter obrigatório em todo o território nacional. Caberá aos governos estaduais estabelecer medidas complementares para o cumprimento da vacinação obrigatória em todos os Estados da Republica Federativa do Brasil. Segundo as mesmas informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.
Sendo assim. As medidas do governo do Estado da Bahia, em exigir em todo o estado baiano, que bares, restaurantes e outros estabelecimentos, peçam   o comprovante da vacinação contra a Covid 19, está totalmente de acordo com a lei brasileira, no tocante a obrigatoriedade da vacinação no nosso país.
As medidas do governo do Estado da Bahia, estão totalmente em concordância com a lei de vacinação vigente no Brasil . Em matéria de saúde pública, as medidas devem ser as mais conservadoras possíveis.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário