quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

O Jornalista do Blog do Paulinho.

 Jornalismo é a coleta, investigação e análise das informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo também se aplica à ocupação, aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. De acordo com as aulas durante a habilitação em Jornalismo, na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

A lei é um preceito jurídico emanado de uma autoridade soberana. A lei é uma prescrição do poder judiciário, sendo uma regra ou norma de conduta em uma sociedade. A lei é uma obrigação imposta pela autoridade judiciária em nome da convivência coletiva em uma sociedade. A lei é um preceito jurídico é uma norma do direito constitucional.
A legislação é um conjunto de leis acerca de determinada matéria. A legislação é a ciência das leis acerca de normas jurídicas e constitucionais para o exercício pleno da cidadania social. A legislação é a ciência das leis jurídicas, sendo a totalidade das leis do estado juridico dentro do direito constitucional.
No código penal do Brasil, os crimes contra a honra estão previstos em calúnia, injúria e difamação. O código penal afirma que os delitos têm significado próprio e não se confundem.
De acordo com o código penal do Brasil, os crimes contra a honra atentam contra a honra subjetiva e a honra objetiva, seja a dignidade pessoal ou a reputação profissional, retirando de uma pessoa o pleno direito à reputação profissional e ao respeito pessoal. De acordo com as informações do autor Guilherme Pena de Moraes, no meu livro sobre a Constituição Federal.
O Jornalista Paulo Cézar de Andrade Prado, o comentarista do blog do Paulinho, já foi condenado sob a acusação de crimes contra a honra, previstos no código penal.
Eu leio o blog do Paulinho desde os meus tempos de estudante na habilitação em Jornalismo, na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Talvez o jornalista e comentarista do blog do Paulinho, tenha realmente exagerado nas críticas em relação à algumas pessoas que moveram ações judiciais contra ele.
Contudo, me parece que isso seria facilmente resolvido com uma retratação pública do jornalista. Veja bem leitor (a). Eu não acho que a liberdade de crítica de um jornalista seja uma terra sem lei.
Contudo, o fato é que, se comparado aos jornalistas da grande mídia, o comentarista do blog do Paulinho, é sim extremamente desprotegido contra ações judiciais.
Não se iluda, leitor (a). Um jornalista da grande mídia no Brasil, jamais seria encarcerado, em hipótese alguma. O exercício do jornalismo investigativo, acaba se tornando muito penoso, quando não está protegido por um grande veículo de imprensa.
O fato é que um jornalista deve sim ser punido, caso cometa excessos. Mas em certos casos. Eu creio que uma retratação pública por parte do jornalista, já encerraria o caso, pois o mesmo reconheceria seu erro publicamente.
Uma retratação pública, já me parece uma punição adequada, caso um jornalista cometa algum excesso contra alguém. Contudo, a prisão é muito complicada.
Prender um jornalista é uma situação muito complicada. Especialmente quando o jornalista não está protegido por um grande veículo de imprensa. Como é o caso do jornalista do Blog do Paulinho.
Sou habilitado em Jornalismo, na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Desde que iniciei meus blogs, em Março de 2018, tomo o máximo cuidado com os textos que publico, especialmente neste blog sobre o cotidiano.
Sou portador de deficiência. Assim como acontece com o jornalista do Blog do Paulinho, eu também estou muito desprotegido em termos de ações judiciais. 
O exercício do jornalismo opinativo é bastante complicado. Especialmente quando o jornalista não está protegido por grandes veículos de imprensa.

Imagem : Blog do Paulinho . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário