sábado, 12 de março de 2022

Uma aliança estratégica.

 Após o PSB desistir da federação com o PT, o ex-governador Geraldo Alckmin teve uma nova reunião com o presidente do PV, José Luiz Penna, na tarde desta sexta-feira, 11, em São Paulo, na sede do partido.

Ao Estadão, Penna afirmou que cresceu a possibilidade de o ex-tucano se juntar à legenda: “Nessa quarta-feira, o PSB revelou que não vai para a federação. Acho que diante do quadro aumenta nossa chance de ter o governador nas nossas hostes”.

“Ele revelou que o círculo político dele tem muitas pessoas entusiasmadas com a filiação aqui. O que deixou a gente esperançoso”, comemorou Penna.

O presidente do PV afirmou que, até a próxima semana, Alckmin deve decidir seu futuro partido. Ele relatou ao Estadão que o ex-governador tem ouvido recomendações de Luciano Huck para se filiar à legenda.

“A história que ele revelou é que teve uma longa conversa com o Luciano Huck e quando ele disse que estava conversando com vários partidos e citou o PV, o Luciano disse: 'Tem que ser PV, governador!'", relatou Penna.

Além de Penna e Alckmin, participaram da reunião o ex-secretário Marcos Belizário e a ex-deputada estadual Regina Gonçalves, do PV. Procurado, o ex-governador ainda não se manifestou sobre o encontro com os verdes.

Antes da reunião em que o PSB decidiu não participar de uma federação com PT, PCdoB e PV, o presidente dos pessebistas, Carlos Siqueira, chegou a anunciar que Alckmin havia se comprometido a entrar para o partido.

No mesmo dia, no entanto, o ex-governador procurou manter em aberto as negociações. “Sigo conversando com outros partidos que buscam uma unidade de ação em defesa da democracia e de melhores condições de vida para o nosso povo”, publicou em sua rede social. Além do PSB e PV, Alckmin teve convites do Solidariedade e do PSD. A informação é do Jornal Estado de São Paulo.







Á você que está me lendo eu digo : A ciência politica aponta, que dentre os conceitos de direita e esquerda, existe o centro, a visão centrista. O centrismo se baseia dentre os conceitos de direita e esquerda no espectro politico. Os adeptos do centrismo, não são capitalistas extremados e nem totalmente socialistas. Os centristas são conhecidos por defenderem a economia de mercado, mas sem esquecer do lado social. Os centristas são conhecidos por serem pessoas conciliadoras e tolerantes no espectro político. Os centristas, na sua essência, também têm características sociais democratas na sua forma de governo.
A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões políticas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro político, no espectro político mais moderado do que em variantes radicais da extrema direita. O liberalismo econômico ou liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. O liberalismo econômico é a característica de uma direita moderada, a chamada centro direita. 
No campo político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente a esquerda envolve uma preocupação com os cidadão menos favorecidos e que estão em desvantagem em relação aos mais abastados. A esquerda defende que existem desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas. 
A centro esquerda é um campo politico para descrever aqueles que se encontram entre o centro e a esquerda no espectro politico. Dentre os conceitos de direita e esquerda, a centro esquerda foca no promoção da justiça social dentro do establishment capitalista. 
A centro esquerda defende que a igualdade deve ser alcançadas dentro do próprio capitalismo, como politicas ambientalistas e sociais democratas dentro do mercado capital.
A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma política de centro e centro esquerda no espectro político, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma política de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente  de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional é o espectro politico base dos partidos de centro esquerda e  esquerda no Brasil. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito. Segundo a literatura do meu livro Opinião Pública, do autor Walter Lippmann.
Jair Bolsonaro, mandatário de extrema direita, tem um apoio consolidado. Jair Bolsonaro manteve uma base de apoio, mesmo nos momentos mais graves da pandemia do novo corona vírus no Brasil.
Uma aliança entre a esquerda e o centro, se torna muito pragmática para contrapor a extrema direita de Jair Bolsonaro, que levou a trágica marca de mais de  700. 000 vidas perdidas no Brasil.
Na política, tudo se muda, nada é impossível.  Na politica, os adversários de hoje, podem ser os aliados de amanhã. Uma aliança entre a esquerda e o centro, se torna bastante pragmática, principalmente para tentar contrapor a extrema direita de Jair Bolsonaro nas eleições deste ano.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Jornal Estado de São Paulo. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário