Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.
Ditadura é um regime de governo no qual todos os poderes do Estado estão concentrados em um individuo, um grupo ou partido. Um ditador não admite oposição aos seus atos e sua ideias e tem nas suas mãos todo o poder de decisão. A ditadura é um regime antidemocrático, no qual não existe qualquer participação da população.
Nos governos democráticos, os poderes são divididos entre Executivo, Legislativo e Judiciário. Na ditadura não existe esta divisão. A ditadura é um governo autocrático, cujo todos os poderes ficam nas mãos de um único governante. Normalmente a ditadura é imposta por um golpe de estado.
A ditadura militar é um governo controlado por militares. Este tipo de governo foi muito comum na América do Sul, especialmente no Brasil, entre 1964 a 1985.
Como jornalista e cidadão, tenho reprovação por qualquer regime ditatorial, seja de direita ou esquerda. Como jornalista e cidadão, eu não me imagino vivendo em um país com um governo ditatorial. ( Seja de direita ou esquerda.)
Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação, aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários.
Os conceitos do papel apropriado do jornalismo variam de país para país. Em algumas nações, os meios de comunicação de notícias são controlados pelo governo e não são um corpo completamente independente.
Como cidadão e jornalista, eu imagino uma democracia aonde prevaleça o respeito mutuo e a igualdade. Não consigo me imaginar vivendo em um pais com um governo ditatorial.
Não consigo me imaginar em um país aonde exista torturas e desaparecidos políticos. Como cidadão e jornalista, eu me imagino vivendo apenas em um país democrático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário