O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é uma data estabelecida no Brasil criada por ativistas lésbicas brasileiras e dedicada à data em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas - Senale, ocorrido em 29 de agosto de 1996.
Neste dia, as ações são coordenadas pela ABL - Articulação Brasileira de Lésbicas, ABGLT, Liga Brasileira de Lésbicas, Rede Afro LGBT, Rede de Lésbica Negras (Candace), Sapatá, Núcleo de Gênero e Sexualidade da Universidade Estadual da Bahia, Núcleo de Pesquisas em Sexualidade da Universidade Federal do Tocantins e Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.
Em 2003, por ocasião da morte da ativista lésbica Rosely Roth, houve ainda a iniciativa de consagrar o dia 19 de agosto como Dia Nacional do Orgulho Lésbico.[6] Nesse dia em 1983, ativistas lésbicas lideradas por Rosely e acompanhadas de participantes de outros movimentos sociais ocuparam o Ferro's Bar em São Paulo, em resposta a agressões lesbofóbicas ocorridas algumas semanas antes.[7] Lésbicas lutavam pela permissão da venda de um jornal do Grupo Ação Lésbica Feminista (GALF), chamado “Chanacomchana”, que debatia temas como legalização do aborto, relacionamentos entre mulheres, maternidade e perseguição da PM.
Neste dia nacional da visibilidade lésbica, eu me dirijo a toda comunidade LGBT. No dia nacional da visibilidade lésbica, eu mostro todo o meu respeito as mulheres lésbicas, mas também a toda a comunidade LGBT.
Neste dia nacional da visibilidade lésbica, este blogueiro e jornalista, mostra todo o comprometimento por uma sociedade aonde exista igualdade e respeito.
Neste dia nacional da visibilidade lésbica, este blogueiro e jornalista, mostra todo o comprometimento em lutar para que as mulheres lésbicas não sejam agredidas ou privadas de direitos.
Neste dia nacional da visibilidade lésbica, este blogueiro e jornalista, mostra todo o seu respeito a diversidade, em uma sociedade justa e igualitária.
Neste dia nacional da visibilidade lésbica, este blogueiro e jornalista, mostra o seu comprometimento em lutar por uma sociedade mais justa, aonde as pessoas aprendam a conviver com a diversidade.
E que neste dia nacional da visibilidade lésbica. As mulheres lésbicas possam seguir lutando por igualdade, tolerância e respeito dentro de uma sociedade mais justa e democrática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário