Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Todos falam nela, mas sua definição é mesmo óbvia? Muitas pessoas explicariam que democracia é a presença de eleições. Mas também há eleições em ditaduras – como havia no Brasil durante o regime militar ou no Egito, em que o ditador ficou décadas sendo reeleito, e até mesmo em regimes totalitários como a Coréia do Norte, um dos mais fechados que o mundo já viu. As eleições ajudam a dar uma máscara democrática e de legitimidade a um regime autoritário, mesmo que não sejam eleições livres e nem competitivas.
Outros dizem que uma democracia é quando a maioria decide no momento de alguma escolha. É uma verdade importante, mas não define tudo. Outros dizem que uma democracia é o governo do povo- o que também não é uma definição histórica.
As democracias também apresentam um grau diferente de desenvolvimento. Temos as democracias com características mais autoritárias até aquelas democracias ja mais consolidadas e desenvolvidas.
As democracias mais consolidadas se definem por determinados aspectos. As democracias mais consolidadas, se definem por respeito as minorias e a busca pela igualdade, a plena a igualitária liberdade de expressão, o direito ao voto periódico e secreto, o direito as eleições livres, frequentes e idôneas etc.. Segundo minhas leituras na biblioteca das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), ao longo dos 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.
Democracias maduras, são sempre a melhor forma de governo. Populismos autoritários, não devem ter qualquer espaço em regimes democráticos.
Confira agora a reportagem do Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/politica/
E assim caminha a humanidade.
Imagem: Site App Sindicato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário