sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Os tempos neste presente no Brasil.

 A hierarquia social se refere as posições que os indivíduos ocupam na sociedade. A hierarquia social está atrelada á um conceito que abrange as divisões de níveis existentes dentro de uma estrutura social, levando em consideração alguns fatores, como gênero, raça e etnia, por exemplo.

Historicamente a hierarquia social já fazia das civilizações antigas, onde se destacava a condição econômica das respectivas famílias. Durante o feudalismo, a sociedade era dívida em três classes sociais. 01; O Clero (membro principal da igreja católica). 02 A Nobreza (representada pelos senhores feudais). 03) Os servos (camada que pertencia aos camponeses).

Essas diferenças na hierarquia social, são responsáveis pela criação do status, e consequentemente também são responsáveis pela criação de uma estratificação social, que mesmo nos dias atuais, permanecem dividindo as classes sociais de forma bastante similar à época feudal. Classe média, classe alta e classe baixa. 

A diferença destas classificações sociais entre a idade média e a idade contemporânea, está justamente na possibilidade de os grupos prosperarem e atingir a camada social mais elevada (mobilidade social ascendente) ou o contrário a (mobilidade social descendente).

Com a expansão do capitalismo entre os séculos XVIII e XXI, a sociedade sofreu diversas transformações, desde os padrões de vida, padrões culturais, padrões de linguagem e padrões dos interesses sociais nas respectivas classes. 

O aumento da hierarquia social, devido a expansão capitalista, também aumentou as desigualdades sociais. Para a sociologia, esse é o ponto de partida para a compreensão da existência de separação dos grupos.

Na sociologia, a hierarquia social á algo relacionado com a subordinação de poder de determinadas classes sociais, de acordo com o seu status na sociedade. 

No Brasil, neste presente, nunca tivemos uma hierarquização social tão grande no país. No Brasil, neste presente, temos determinados preconceitos de classe, que são alegados por altas classes, como " liberdade de expressão".

No Brasil, neste presente, as classes dominantes, tem o aval para expor todo o seu poder hierárquico diante das camadas mais populares no Brasil.

No Brasil, neste presente, temos o aumento da hierarquia social. No Brasil, neste presente, também temos o poder social e a subordinação das classes mais populares no país.

 

E assim caminha a humanidade.
Imagem: Site Toda Matéria. 







.






Nenhum comentário:

Postar um comentário