O antirracismo é uma forma de ação contra o ódio, preconceito racial, racismo sistêmico e a opressão estrutural de grupos marginalizados racialmente e etnicamente. O antirracismo é geralmente estruturado em torno de esforços conscientes e ações deliberadas para fornecer oportunidades equitativas para todas as pessoas em um nível individual e sistêmico. Como filosofia, pode-se engajar reconhecendo privilégios pessoais, enfrentando atos e sistemas de discriminação racial e / ou trabalhando para mudar preconceitos raciais pessoais.
Sucessos posteriores na oposição ao racismo foram conquistados pelo movimento abolicionista, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos. Embora muitos abolicionistas não considerassem os negros ou mulatos iguais aos brancos, eles, em geral, acreditavam na liberdade e, muitas vezes, na igualdade de tratamento para todas as pessoas . Alguns, como John Brown, foram mais longe. Brown estava disposto a morrer em nome de, como ele disse, "milhões neste país escravista cujos direitos são desconsiderados por atos perversos, cruéis e injustos . . . " Muitos abolicionistas negros, como Frederick Douglass, defendiam explicitamente a humanidade dos negros e mulatos e a igualdade de todas as pessoas. Segundo o site Poder 360.
O racismo estrutural é o racismo que está presente na própria estrutura social. Segundo essa concepção, o racismo não seria uma anormalidade ou "patologia", mas o resultado do funcionamento "normal" da sociedade. Deste modo, nas palavras de Silvio Almeida, a sociedade seria uma "máquina produtora de desigualdade racial".
Não basta não ser racista leitor (a). É preciso ser antirracista. Sociedades civilizadas. São justamente aquelas sociedades que sabem conviver a com a igualdade e a diversidade entre as pessoas.
Como jornalista e cidadão brasileiro. Sou radicalmente contra o racismo estrutural como forma de manter uma hierarquia social.
Como jornalista e cidadão brasileiro. Eu apoio o movimento antirracista. Em uma sociedade capitalista, cujo o racismo estrutural, é uma forma de manter o pode de um classe dominante, por meio de uma hierarquia social.
Em uma sociedade em que a hierarquia social, se apoia na manutenção do racismo estrutural, não basta apenas não ser racista. Em sociedades que o racismo estrutural, representa a hierarquia social, é indispensável ser antirracista.
Confira a reportagem do Jornal Lance.https://www.lance.com.br/fora-
Nenhum comentário:
Postar um comentário